Como você pode ficar protegido e seguro on-line

Não envie sua senha por e-mail e não a compartilhe com outros
Não envie sua senha por e-mail e não a compartilhe com outros

Informática

16/04/2014

Assim como assaltantes e ladrões, os criminosos têm muitas maneiras diferentes de roubar informações pessoais e dinheiro. Assim como você não daria a um assaltante a chave de sua casa, certifique-se de se proteger contra fraudes e roubo de identidade on-line. Conheça os truques que os criminosos comuns empregam para ajudar a se proteger contra fraudes e roubo de identidade on-line. Aqui estão algumas dicas simples.

Não responda se você receber um e-mail suspeito, mensagem instantânea ou página da Web pedindo suas informações pessoais ou financeiras

Sempre desconfie de qualquer mensagem ou site que peça suas informações pessoais, ou mensagens que se referem a uma página da Web desconhecida pedindo qualquer um dos seguintes detalhes:

· Nomes de usuário

· Senhas

· Números de contas bancárias

· Números de identificação pessoal

· Números inteiros de cartões de crédito

· O nome de solteira de sua mãe

· Seu aniversário

Nunca digite sua senha se você chegou a um site através de um link em um e-mail ou bate-papo que você não confia

Mesmo se você achar que é um site que você confia, como seu banco, é melhor ir diretamente para o site digitando o endereço do site diretamente no navegador.

Não envie sua senha por e-mail e não a compartilhe com outros.

Suas senhas são as chaves para suas contas e serviços on-line e, assim como em sua vida off-line, você deve ter cuidado com para quem você dá suas chaves. Sites e serviços legítimos não pedirão que você envie suas senhas por e-mail, portanto, não responda se você receber pedidos de suas senhas para sites on-line.

Quando você compartilha suas senhas, há um maior risco de que alguém possa usar suas contas, acessando informações que você não quer que usem ou usando a conta de maneiras que você não aprova.

Preste muita atenção quando for solicitado a fazer login on-line

Verifique se há sinais sobre sua conexão com o site. Primeiro, olhe para a barra de endereços em seu navegador para ver se o URL parece verdadeiro. Você também deve verificar se o endereço começa com "https://", o que indica que sua conexão com o site é criptografada e mais resistente a invasões ou adulterações. Alguns navegadores também incluem um ícone de cadeado na barra de endereços ao lado do "https://" para indicar mais claramente que sua conexão é criptografada e que você está conectado de forma mais segura.

Sigam as dicas e fiquem atentos!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Nilva Lima da Silva

por Nilva Lima da Silva

http://lattes.cnpq.br/3197246621262151

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93