Que a internet é uma forte aliada das empresas na hora de vender produtos e serviços, não há dúvidas. Mas como sobreviver e se destacar entre milhões de empresas on-line?
Não muito diferente de uma empresa de localização física, o sucesso de uma empresa no mundo virtual está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados, portanto, neste artigo, vamos considerar que a empresa em questão é uma empresa idônea, que presta serviços de qualidade e logo, o seu site tem conteúdo de qualidade. Pronto, este é o primeiro passo para a sobrevivência da empresa na internet.
Mas, só isso não é suficiente, mesmo porque empresas sérias também existem aos milhares. E é aí que chegamos no "X" da questão, a sua empresa precisa ser popular na internet, ser vista e reconhecida como uma "autoridade no assunto" como algumas já se intitulam. As empresas físicas para se expandir, investem em publicidade e procuram abrir filial, o máximo que puderem, de preferência uma em cada esquina. Porém na internet um único endereço pode ser acessado pelo mundo todo, a única coisa a ser feita é garantir que o seu cliente será atingido pela sua publicidade ou que irá encontrar sua empresa, quando procurar por ela ou pelos serviços que ela oferece. Veja abaixo uma lista de itens que você deve se preocupar a partir de hoje, caso queira impulsionar a sua empresa na internet:
- Links Patrocinados: São publicidades pagas, que geralmente são expostas em site de terceiros, e que contêm um link que aponta para o seu site ou produto (Google Adwords, UOL Cliques, Yahoo SearchMarketing, entre outros);¹
- SEO: Search Engine Optmization, como o nome diz, consiste em otimizar uma página (ou várias) afim de torna-la “legível” aos buscadores (google, bing, entre outros);²
- Agregadores de conteúdo: Também conhecidos como diretórios de conteúdo, são sites que reúnem listas de empresas separadas por categoria, a fim de facilitar a localização por parte dos internautas. O Mais conhecido deles é o DMOZ;
- Presença ativa de sua empresa nas redes sociais.
Muitas empresas optam por terceirizar este serviço, recorrendo às empresas de marketing digital que se encarregam de todo o serviço, outras ou por economia ou por conveniência, preferem tem um profissional da área, ou até mesmo uma equipe, atuando dentro da própria empresa.
De forma bem resumida esse é o caminho para se destacar no mercado digital, seja você uma grande ou pequena empresa (ou mesmo um pequeno empreendedor), vale a pena procurar saber e estudar sobre este assunto, seja para aplicar em sua empresa, ou quem sabe se tornar um profissional da área no futuro.
Fontes:
¹ <a href="http://seomonster.com.br/links-patrocinados/o-que-sao-links-patrocinados/">O que são Links Patrocinados</a>
² <a href="http://seomonster.com.br/seo/o-que-e-seo/">O que é SEO</>
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Leandro Bastos
Fundador da SEO Monster - SEO e Marketing Digital
Tecnólogo em redes de computadores
Analista de Sistemas desde 2011
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93