O Despreparo das Políticas de Inclusão Digital na Rede Pública de Ensino

Preparar o corpo docente para atender tal demanda
Preparar o corpo docente para atender tal demanda

Informática

19/04/2014

Hoje em dia muito se vem falando em inclusão digital, mais quando se diz incluir fala-se em algo mais abrangente do que apenas proporcionar computadores populares, ou salas de tecnologia em escolas.


Ao proporcionar a interação tecnológica por meio de micro computadores a crianças e adolescente da rede pública de ensino, pensa-se que está sendo feito uma inclusão tecnológica, porem, o que muitas vezes se vê são salas de tecnologias abandonadas por falta de manutenção e por não ter um responsável competente para atender a demanda de tal estrutura. Ou então encontramos salas em perfeito estado, porém fechadas por desinteresse ou despreparo dos educadores para trabalhar com questões tecnológicas.


Uma questão muito debatida é que as salas de tecnologias não servem para se dar cursos de informática mais ajudar no conteúdo das disciplinas que se encontra na grade curricular, porém vem à questão, como o jovem que muitas vezes teve contato com o computador somente para acessar redes sociais ou jogar, terá a capacidade de utilizar tal objeto de maneira correta sem que haja um treinamento adequado.


Antes de qualquer coisa o mínimo que devia ser feito seria a preparação de todo corpo docente para atender tal demanda, pois, entende que todos iram fazer uso de tal tecnologia então todos terão que estar apto para manuseio da mesma.


O que estou querendo dizer é que se não mudar as diretrizes e a política de inclusão digital, o que será feito nas escolas será somente uma perca de tempo e dinheiro público, pois, os objetivos pretendidos além de não ser atingido muitas vezes nem será se quer posto em prática.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Everton Ramos da Silva

por Everton Ramos da Silva

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93