Acessibilidade em Webmail com o leitor de tela para deficientes visuais
O estudo do caso Gmail com o Jaws
Informática
21/04/2014
Segundo os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil tem cerca de 1,6 milhões de pessoas com deficiência visual, respectivamente de 1% a 1,5% da população brasileira, com base no censo do IBGE de 2000. Atualmente, as maiorias dos usuários com algum tipo de deficiência visual utilizam softwares leitores de telas que facilitam o acesso à rede Internet. O tema acessibilidade na Web é amplo, porém este trabalho foca como os usuários com deficiência visual acessam suas contas de e-mail e gerenciam as mensagens no Gmail da empresa Google, apresentando soluções, propostas e alternativas às dificuldades de navegação na rede Internet para deficientes visuais que utilizam leitores de telas, no sentido de ampliar a utilização desta ferramenta.
Problematização
Num simples acesso a um website usando leitor de tela por um usuário cego, é possível perceber a dificuldade encontrada para atingir seu objetivo.
A cerca do tema acessibilidade na web pode-se incluir a dificuldade de acessibilidade de um usuário com deficiência visual no gerenciamento de seus e-mails. Acessibilidade vem do latim acessibile (acessível) seu significado “aquilo que se pode atingir, alcançar ou obter facilmente, o que é compreensível”.
Muito se tem feito para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso a recursos tecnológicos e que estes recursos também sejam fáceis de usar, ou seja, usabilidade. Usabilidade é a facilidade com a qual um equipamento ou programa pode ser usado.
O governo brasileiro tem feito a sua parte através de criação de decreto, que ajuda o deficiente visual e sua inclusão na Internet, como por exemplo o decreto nº5.296 de 2 de Dezembro de 2004 que obriga a acessibilidade nos portais e sites da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.
Enquanto não existe plena acessibilidade, usabilidade e leis que obrigam tal plenitude, muitos acadêmicos estudam o tema e oferecem soluções em seus sites e blogs na internet. As informações obtidas nesta pesquisa com o Gmail Google permitiu apontar alguns problemas e apresentar possíveis melhorias para tornar o acesso dos deficientes visuais aos e-mails mais fáceis, eliminando a necessidade de outra pessoal para ler o que está na tela do computador.
Objetivos
O objetivo da pesquisa é apontar alternativas para os desenvolvedores Web quanto à acessibilidade para o deficiente visual que faz uso de webmails, pois dificilmente estes profissionais terão meios para colher dados de uma gama de pessoas com deficiência visual que fazem uso de webmail.
Também faz parte do objetivo apontar alternativas que ajudem os profissionais que trabalham em programas de capacitação e inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho, como por exemplo os Telecentros do governo federal, ou os cursos de informática que incluem módulos sobre Internet para deficientes visuais.
Metodologia
Pesquisa desenvolvida, entre julho e outubro de 2009, de caracter descrito e caracterizado como levantamento. A pesquisa teve inicio na sala de recursos inclusivos do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, denominada Projeto Colega Legal, que trabalhou no apoio tecnológico para 06 (seis) universitários cegos em 2009. Também foram entrevistados 08 cegos dos 43 registrados na comunidade de leitor de telas Jaws for Windows, na rede social Orkut.
O Gmail da empresa Google foi apontado como o gerenciador de e-mails mais utilizado entre os deficientes visuais da pesquisa, por isso a escolha deste Webmail para analise.
Padrões do W3C
Se um deficiente visual consegue utilizar a web para acessar páginas acessíveis deve também acessar e gerenciar os seus e-mails com certa facilidade, mesmo que alguns provedores de webmail não apresentem códigos totalmente acessíveis e seguindo padrões W3C.
O padrão W3C(World Wide Web Consortium) é um consorcio de empresas de tecnologia com cerca de 500 membros, que foi fundada por Tim Berners-Lee em 1994 com intuito de levar a web ao seu potencial Maximo, através de desenvolvimento de protocolos comuns e fórum abertos que promovem a sua evolução.Com o W3C são desenvolvidos padrões para a criação e interpretação dos conteúdos para a web.
O valor social da Web é que ela viabiliza a comunicação humana, o comércio e oportunidades para partilhar conhecimento. Uma das metas básicas do W3C é tornar esses benefícios disponíveis a todas as pessoas, independentemente do seu equipamento, software, infra-estrutura de rede, idioma nativo, cultura, localização geográfica ou capacidade física ou mental.
(http://www.w3c.br)
Atributos da TAG ALT
Uma das regras mais importantes em relação à acessibilidade nos sites é a Tag (etiqueta) ALT.
ALT é o acrônimo para Alternative (alternativa) que é um código adicionado ao HTML, HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.
Além de tornar o texto legível, também oferece método para exibir as imagens de um site para pessoas que não podem vê-las.
Por ser um texto alternativo a tag também é importante quando a imagem não é carregada junto com a página.
Seja porque houve erro no carregamento por parte do servidor, porque o usuário desabilitou o carregamento de imagens no navegador ou porque a imagem realmente não existe no servidor.
LEMES,Celso. Alt Tag – Ensine o Google a ler suas imagens, 13 set. 2008. Disponível em:http://www.criarsites.com/alt-tag-ensine-o-google-a-ler-suas-imagens/
A função da tag Alt não é mostrar um tooltip, quando o mouse passa sobre a imagem, mas sim exibir um texto alternativo quando o navegador não exibe mensagens. É importante lembrar que todas essas imagens devem contem esse atributo, não existe uma regra que defina qual conteúdo colocar na Tag ALT. O principal ponto é analisar a função da imagem e o conteúdo da página. Que isso não seja redundante, se houver uma imagem como uma legenda, não se pode replicar o texto na Tag ALT. Imagine como seria chato para um deficiente visual escutar o mesmo texto duas vezes.
Exemplo da utilização da tag Alt:
O símbolo de acesso á web do national center for Acessible Media(Centro Nacional de Meios Acessíveis)
Existem muitas outras regras sobre acessibilidade e programas avaliadores de códigos HTML. Quanto à navegação dentro do Gmail a mais
importante é a Tag ALT, esta é a razão deste tópico.
Teste com o leitor de tela jaws no webmail Gmail
Sistemas operacionais utilizados:
- Microsoft Windows XP Home Edition
- Microsoft Windows 7 Ultimate
Versão do leitor de telas Jaws:
Jaws for Windows versão 9.0
Computador utilizado:
02 modelos de computadores portáteis para a realização do teste com o Jaws:
- Netbook – CELERON; 1GB RAM DDR2; 160 SATA.
- Notebook – PENTIUM; 2 GB RAM DDR2; HD 120 SATA.
Browser utilizado para os testes com o Jaws:
Internet Explorer versão 8
Funcionalidades testadas no webmail Gmail:
- Login;
- Ler as mensagens – Caixa de entrada;
- Enviar e-mail;
- Anexar um arquivo;
- Adicionar destinatário;
- Adicionar CC e CCO;
- Encaminhar mensagem recebida.
Falhas no teste encontrado com o Jaws:
- Demora em chegar o que se deseja temos que tabear várias vezes;
- Às vezes pula o CC e CCO;
- No corpo do e – mail quando vamos digitar uma mensagem o cursor fica depois da assinatura;
- Às vezes pula a pula a opção de enviar.
Anexando no Gmail com o leitor de tela jaws:
Quando tentamos anexar um arquivo no provedor Gmail nem sempre conseguimos na primeira, pois o webmail Gmail, dificulta um pouco, para uma pessoa que enxerga é muito simples, mas para um deficiente visual essa tarefa tão simples acaba se tornando muito complicada, porque temos que dar uma volta com o TAB para podermos anexar.
Resultados
Pontuada as dificuldades enfrentadas; e realizada a análise dos erros de acessibilidade do Gmail, desenvolveu-se um manual com funções de acesso que facilitará o gerenciamento das contas de e-mail por deficientes visuais.
É fato que um deficiente visual para navegar dentro de uma página da web, usa uma técnica um tanto quanto particular. Cada deficiente navega de uma forma diferente com diferentes softwares leitores de telas. O resultado preliminar já apontava que essas pessoas se deparam com muitas dificuldades para gerenciar seus e-mails. Vale lembrar que a particularidade de cada um ao acessar dificulta a solução de alguns problemas pelo desenvolvedor web. Sempre haverá pontos a serem discutidos.
Reunir um número de pessoas com deficiência visual e encontrar um consenso, pode ajudar na resolução dos problemas comum a todos. É certo, também, que as redes sociais ajudarão cada vez mais.
Os padrões do W3C para acessibilidade, as ações do governo em prol da acessibilidade e a iniciativa de pessoas que estudam acessibilidade vem tornando a web mais justa.
Conclusão
Vários são os softwares que estão surgindo para auxiliar os deficientes visuais na web e mais pessoas estudam e buscam nestes programas suporte para melhorar a comunicação, capacitação para busca de uma vaga no mercado de trabalho e até mesmo qualidade de vida. Através destas novas ferramentas o acesso será cada vez mais facilitado e a inclusão e as formas acessíveis de gerenciar e-mails será uma conseqüência
positiva para o deficiente visual.
Referência
CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elisa de Melo Borba. Recursos didáticos na educação especial. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 6, n. 15, p. 8 – 23, abr. 2000.
NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na Web. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
DIAS, Claudia. Usabilidade na Web. Rio de Janeiro: Altas Books, 2003.
PREECE, J.;ROGERS, Y.;SHARP, H. Design de Interação: Alem da Interação Homem – Computador. Porto Alegre: Bookman. 2005.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Adriana A. C. Teles
Formada em Tecnologia da Informação, pelo Centro Universitário Augusto Motta(Unisuam), cursando pos-graduação nível Especialização Engenharia de Software com Java Enterprise Edition na Faculdade Tecnologia Senac Rio, exerço a profissão com Analista de Sistemas, presto serviços terceirização para o banco CEF (Caixa Econômica Federal), pelo Edi Solutions, envio, transmissão de dados seguros no SMEDI
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