Repositórios EAD: Vida longa ao flash player

Repositórios EAD: Vida longa ao flash player
Repositórios EAD: Vida longa ao flash player

Informática

05/08/2014

Ao contrário dos sites comerciais, que são atualizados regularmente, com alterações na estrutura e nas linguagens de programação, uma mudança na plataforma e nos conteúdos do acervo digital de uma instituição de ensino, significa muitas vezes, arcar com prejuízos relacionados à perda de conteúdo.


Assim a regra para as atualizações é clara:
Pode-se atualizar a plataforma, entretanto, tudo que funcionou, precisa continuar funcionando, pois pode ser um veneno para a prática pedagógica eliminar ou substituir certas ferramentas da construção do conhecimento, com o processo construtivo em andamento.


O processo de desenvolvimento dos conteúdos educacionais é extremamente oneroso e o número de desenvolvedores é inferior à demanda do mercado, devido ao recente crescimento da EAD (educação a distancia). Uma instituição de ensino que queira produzir um bom software didático precisará, no mínimo, de um bom programador e um especialista no conteúdo/objeto do software que será criado ou contar com um profissional que acumule as duas funções. Não é fácil encontrar esse tipo de profissional ou montar grupos coesos de desenvolvedores, devido às peculiaridades e exigências da prática pedagógica.


As principais universidades brasileiras contam com projetos e até departamentos inteiros especializados em desenvolvimento de software educativo para todos os níveis de instrução. Vale ressaltar que grande parte do conteúdo produzido vai parar no repositório internacional de recursos educacionais do MEC e em ambientes virtuais de outras instituições colaboradoras. Aqui entra o flash player. Pode-se dizer que as simulações em flash representam uma fatia considerável dos recursos disponíveis no repositório do MEC e de outras organizações pelo mundo. Essa presença massiva dos arquivos de extensão SWF (flash) se deve ao fato do plug-in flash player ser gratuito e liberado para 100% dos sistemas operacionais para computadores desktop nos últimos 15 anos.


Aprender física ficou muito fácil.
Veja: Laboratório virtual. ( http://www.laboratoriod21.blogspot.com.br/ )


O conteúdo educativo produzido via Adobe Flash durante a década passada (2000-2010) é rico, vasto e atual, quando se trata de certas disciplinas, cujo conteúdo sofre pouca ou nenhuma variação ao longo dos anos. Nas ciências exatas o material produzido poderá ser reutilizado por um longo período. Um ponto relevante que corrobora com esta afirmação é o fato da plataforma Flash ter sido largamente explorada pelas ciências exatas e estas quando mudam qualquer conceito, o fazem a cada 100 ou 300 anos.


A lei da gravidade de Isaac Newton permanece a mesma desde que foi descoberta, a matemática de Pascal é a mesma que permeia a lógica dos nossos modernos computadores e o teorema de Pitágoras continua funcionando principalmente na construção civil. As metodologias de ensino podem mudar, mas os números permanecem os mesmos. Por enquanto, o conteúdo em flash dos repositórios educativos possui prazo de validade indeterminado e não conheço um professor sequer, de física, química ou outra disciplina, que queira jogar no lixo esse legado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Marco Antonio Elias de Sousa

por Marco Antonio Elias de Sousa

Pedagogo formado pela UFMG. Programador e Desenvolvedor WEB.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93