SQL Server 2008

Informática

02/09/2008

O MS SQL Server é um SGBD - sistema gerenciador de Banco de dados relacional criado pela Microsoft. Com a nova versão o Microsoft SQL Server 2008 é fornecida uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente que permite que você execute suas aplicações de missão crítica mais exigentes, reduza o tempo e o custo com o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicações e entregue percepção que se traduz em ações estratégicas em toda sua organização.O SQL É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes.

Principais Recursos do SQL Server 2008

O Microsoft SQL Server 2008 fornece uma plataforma de dados que permite que a execução de aplicações de missão crítica mais exigentes.

Confiável

O SQL Server 2008 fornece os mais altos níveis de segurança, confiabilidade e escalabilidade para suas aplicações críticas corporativas.


Proteja as Informações Críticas


O SQL permite a encriptação de um banco de dados inteiro, arquivos de dados ou arquivos de log, sem a necessidade de mudanças nas aplicações. Os benefícios dessa encriptação incluem: consultas de dados encriptados usando consultas em série ou associadas, proteger os dados de consultas de usuários não autorizados e encriptação de dados sem requer qualquer mudança nas aplicações existentes.

* Gerenciamento de Chave Extensível: O SQL Server 2005 fornece uma solução abrangente para a encriptação e o gerenciamento de chaves. O SQL Server 2008 entrega uma solução excelente para essa crescente necessidade, dando suporte aos produtos HSM e ao gerenciamento de chave de terceiros.

* Auditoria: Cria e gerencia a auditoria via DDL, ao mesmo tempo em que simplifica a adequação, fornecendo dados de auditoria mais abrangentes. Isto permite que as empresas respondam perguntas como “Quais dados foram recuperados?”


Garanta a Continuidade dos Negócios


* Espelhamento de Banco de Dados Avançado:]] Elimina a necessidade de especificar o parceiro de failover, o que permite que as aplicações existentes obtenham as vantagens do espelhamento. Reduz a complexidade do espelhamento de banco de dados, permitindo que as empresas recuperem o essencial após o failover, desabilitando temporariamente o espelhamento dentro do mecanismo de failover.

* Recuperação Automática de Páginas de Dados: O SQL Server 2008 permite que tanto as máquinas principais quanto as espelhadas, recuperem dados de forma transparente de tipos de erros 823/824 do tipo página de dados, solicitando uma cópia atualizada da página suspeita através do parceiro de espelhamento de uma maneira transparente para os usuários finais e aplicações.

* Compressão de Fluxo de Log: O Espelhamento de Banco de Dados requer transmissões de dados entre os participantes das implementações de espelhamento. Com o SQL Server 2008, a compressão de log stream de saída entre os participantes proporciona ótimo desempenho e minimiza a largura da banda usada pelo espelhamento de banco de dados.


Resposta Previsível

* Gerenciador de Recursos: Fornece uma resposta consistente e previsível aos usuários finais com a introdução do Gerenciador de Recursos. O Gerenciador de Recursos permite que as empresas definam limites de recursos e prioridades para diferentes cargas de trabalho, o que permite que cargas de trabalho concorrentes forneçam desempenho consistente para seus usuários finais.

* Desempenho de Consulta Previsível: Permite maior previsibilidade e estabilidade do desempenho de consulta, fornecendo funcionalidade para bloquear os planos de consulta, permitindo que as empresas promovam planos de consultas estáveis na substituição de servidores, atualização de servidores e implantações de produção.

* Compressão de Dados: Permite que os dados sejam armazenados de forma mais eficiente e reduz os requisitos de armazenamento para os seus dados. A Compressão de Dados também fornece significantes melhorias de desempenho para grandes cargas de trabalho de I/O (entrada/saída), como o data warehousing.

* Hot Add CPU: Dinamicamente escalona um banco de dados sob demanda, permitindo que os recursos de CPU sejam adicionados ao SQL Server 2008 nas plataformas de hardware suportadas, exercendo nenhum tempo de indisponibilidade nas aplicações. Observe que o SQL Server já suporta a capacidade de adicionar online os recursos de memória.
Produtivo

Para obter as vantagens das novas oportunidades no dinâmico mundo corporativo, as empresas precisam de capacidades para rapidamente criar e implantar soluções baseadas em dados. O SQL Server 2008 reduz o tempo e o custo de gerenciamento e de desenvolvimento de aplicações.


Gerenciamento Baseado em Diretivas


* Gerenciamento Baseado em Diretivas: O Gerenciamento Baseado em Diretivas é uma estrutura para o gerenciamento de umas ou mais instâncias de SQL Server 2008. Use essa estrutura com o SQL Server Management Studio para criar diretivas que gerenciem entidades no servidor, tais como a instância de SQL Server, bancos de dados e outros objetos do SQL Server.

* Instalação Dinâmica: O SQL Server 2008 introduz melhorias significantes ao ciclo de vida de serviço para o SQL Server, através da re-engenharia da instalação, configuração e arquitetura. Essas melhorias separam a instalação dos bits físicos do hardware, a partir de uma configuração do SQL Server, permitindo que as empresas e os parceiros de software forneçam as configurações de instalação recomendadas.

* Coleção de Dados de Desempenho: A resolução de problemas e o ajuste de desempenho são tarefas demoradas para o administrador. Para fornecer percepção de desempenho aos administradores, o SQL Server 2008 inclui uma coleção de dados de desempenho mais ampla, um novo repositório de dados centralizado para armazenar os dados de desempenho e novas ferramentas para relatório de monitoramento.


Simplifique o Desenvolvimento de Aplicações

* LINQ (Language Integrated Query): Permite que os desenvolvedores utilizem objeto para endereçar as consultas em relação aos dados usando uma linguagem de programação gerenciada, como C# ou VB.NET, ao invés das declarações SQL. Permite consultas transparentes, intuitivas e orientadas ao conjunto, escritas em linguagens .NET para serem executas em ADO.Net (LINQ para SQL), ADO.Net DataSets (LINQ para DataSets), ADO.NET Entity Framework (LINQ para Entidades) e provedor de mapeamento de serviços de dados de entidade. Use o novo provedor LINQ para SQL, que permite que os desenvolvedores usem a LINQ diretamente nas tabelas e colunas do SQL Server 2008.

* Serviços de Objeto ADO.NET: A camada de serviços de objeto do ADO.NET permite a materialização, o acompanhamento de mudanças e a persistência dos dados como objetos CLR. Os desenvolvedores que usam o ADO.NET Framework podem programar em um banco de dados usando os objetos CLR que são gerenciados pelo ADO.NET. O SQL Server 2008 introduz um suporte mais eficiente e otimizado, que melhora o desempenho e simplifica o desenvolvimento.


Armazene Qualquer Informação

DATA/HORA: O SQL Server 2008 introduz novos tipos de dados de data e hora: • DATA – somente um tipo de data • HORA – somente um tipo de hora • DATETIMEOFFSET – um tipo datetime com suporte a fusos horários • DATETIME2 – um tipo datetime c/ maior fração de segundos e quantidade de anos que o tipo DATETIME existente Os novos tipos de dados permitem que as aplicações tenham tipos de dados e de hora separados, ao mesmo em que fornecem grande variedade de dados ou precisão definida pelo usuário para os valores de hora.  

* HIERARCHY ID: Permite que as aplicações de banco de dados modelem as estruturas de árvores de uma maneira mais eficiente do que a atualmente possível. O novo tipo de sistema, HierarchyId, pode armazenar os valores que representam os nós em uma árvore hierárquica. Este novo tipo será implementado como um CLR UDTe expõe vários métodos nativos úteis e eficientes para criar e operar nos nós hierárquicos com um flexível modelo de programação.

* Dados FILESTREAM: Permite que grandes dados binários seja armazenados diretamente no sistema de arquivos NTFS, ao mesmo tempo em que preserva uma parte integrante do banco de dados e mantém a consistência transacional. Permite o escalonamento de grandes dados binários tradicionalmente gerenciados pelo banco de dados para serem armazenados fora do banco de dados, em um armazenamento mais viável financeiramente.

Pesquisa de Texto Completamente Integrada: A pesquisa de Texto Completamente Integrada torna transparente a transição entre a pesquisa de texto e os dados relacionais e permite que os usuários utilizem os índices de texto para desenvolverem pesquisas de texto com alta velocidade e em grandes colunas de texto.

* Colunas Dispersas: Os dados NULL não consomem nenhum espaço físico, o que fornece uma maneira altamente eficiente de gerenciar os dados null (vazios) em um banco de dados. Por exemplo, as Colunas Dispersas permitem que os objetos de modelos, que tipicamente têm números com valores nulos, sejam armazenados em um banco de dados do SQL Server 2005 sem ter custos grandes com o espaço.

Tipos Amplos Definidos pelo Usuário: O SQL Server 2008 elimina o limite de 8KB para os Tipos Definidos pelo Usuário (UDTs), permitindo que os usuários ampliem bastante o tamanho de seus UDTs.

* Tipos de Dados Espaciais: Cria capacidades espaciais em suas aplicações, usando o suporte para dados espaciais.

• Implemente soluções Round Earth com o tipo de dado geography. Use as coordenadas de latitude e longitude para definir as áreas de superfície da Terra. • Implemente soluções Flat Earth com o tipo de dado geometry. Armazene polígonos, pontos e linhas que estão associados com as superfícies planas e dados naturalmente planos, tal como espaços interiores.
Inteligente

O SQL Server 2008 fornece uma plataforma abrangente, entregando inteligência onde seus usuários precisam dela.


Integre Qualquer Tipo de Dados

* Compressão de Backup: Manter online os backups baseados em disco é caro e demorado. Com a compressão de backup do SQL Server 2008 exige-se menos armazenamento para manter os backups online e os backups são executados de forma muito mais rápida porque exige-se menos I/O (entrada/saída) de disco.

* Paralelismo de Tabela Particionada: As partições permitem que as empresas gerenciem grandes tabelas de maneira mais efetiva, quebrando-as de forma transparente em blocos gerenciáveis de dados. O SQL Server 2008 foi construído sobre os avanços de particionamento no SQL Server 2005, melhorando o desempenho nas grandes tabelas particionadas.

* Otimizações de Consulta Star Join: O SQL Server 2008 fornece um aprimorado desempenho de consulta para os cenários comuns de data warehouse. As Otimizações de Consulta Star Join reduzem o tempo de resposta à consulta, reconhecendo os padrões de união de data warehouse.

* Grouping Sets: Os Grouping Sets são uma extensão da cláusula GROUP BY, que permitem que os usuários definam múltiplos agrupamentos na mesma consulta. Os Grouping Sets produzem um único conjunto de resultados que é equivalente a uma UNION ALL de linhas agrupadas de forma diferente, tornando a consulta de agregação e relatórios mais fáceis e rápidos.

* Captura de Alterações de Dados: Com o recurso Captura de Alterações de Dados, as mudanças são capturadas e colocadas em tabelas de alterações. Ele captura o conteúdo completo das alterações e mantém a consistência na tabela cruzada e, até mesmo, trabalha nas alterações de esquemas. Isto permite que as organizações integrem as informações mais recentes no data warehouse.

* Declaração MERGE SQL: Com a introdução da Declaração MERGE SQL, os desenvolvedores podem controlar os cenários comuns de data warehousing de maneira mais efetiva, por exemplo, verificando se uma linha existe e, depois, fazendo uma inserção ou atualização.

* Melhorias de Pipeline do SQL Server Integration Services (SSIS): Os pacotes de Integração de Dados agora podem escalonar de maneira mais efetiva, fazendo uso dos recursos disponíveis e gerenciando as maiores cargas de trabalho da empresa. O novo design melhora a escalabilidade do tempo de execução em múltiplos processadores.

* Pesquisas Persistentes do SQL Server Integration Services (SSIS): A necessidade de realizar pesquisas é uma das operações de ETL mais comuns. Isto prevalece especialmente no data warehousing, onde os registros de dados precisam usar as pesquisas para transformarem as chaves corporativas em seus substitutos correspondentes. O SSIS aumenta o desempenho das pesquisas para dar suporte às tabelas maiores.


Entrega de Informações Relevantes

* Desempenho e Escalonamento das Análises: O SQL Server 2008 conduz as análises mais amplas com capacidades analíticas avançadas e com agregações e computações mais complexas. As novas ferramentas de design de cubo ajudam os usuários a agilizarem o desenvolvimento da infra-estrutura de análise, permitindo que eles construam soluções para a otimização de desempenho.

* Computações de Bloqueio: As Computações de Bloqueio fornecem melhorias significantes ao desempenho, permitindo que os usuários aumentem a profundidade de suas hierarquias e a complexidade das computações.

* Writeback: O novo recurso de writeback habilitado a MOLAP do SQL Server 2008 Analysis Services remove a necessidade de consultar as partições ROLAP. Este recurso fornece aos usuários cenários avançados de writeback dentro das aplicações analíticas sem sacrificar o tradicional desempenho do OLAP.


Permite Uma Maior Percepção

* Mecanismo de Relatório Corporativo: Os relatórios podem facilmente serem entregues a organização inteira, tanto interna como externamente, com a implantação e a configuração simplificadas. Isto permite que os usuários facilmente criem e compartilhem relatórios de qualquer tamanho e complexidade.

* Implantação de Relatórios na Internet: Os clientes e fornecedores podem ser alcançados com menos esforços implantando-se relatórios na Internet.

* Gerencie a Infra-Estrutura de Relatórios: Aumente o suporte e a capacidade de controlar o comportamento do servidor com o gerenciamento de memória, consolidação de infra-estrutura e configuração mais fácil através de uma API e armazenamento centralizado para todos os ajustes de configuração.

* Melhorias no Report Builder: Construa facilmente relatórios ad-hoc e de autor com qualquer estrutura através do Report Designer.

* Autenticação Nativa de Formulários: A autenticação nativa de formulários permite que os usuários facilmente alternem entre Janelas e Formulários.

* Report Server Application Embedding: O recurso Report Server Application Embedding permite que as URLs em relatórios e assinaturas apontem para o front-end das aplicações.

* Integração com o Microsoft Office: O SQL Server 2008 fornece nova renderização do Word, que permite que os usuários utilizem os relatórios diretamente de dentro do Microsoft Office Word. Além disso, a renderização existente do Excel foi muito aprimorada para acomodar o suporte aos recursos, como regiões de dados aninhados, sub-relatórios, bem como melhorias de células mescladas. Isto permite que os usuários mantenham a fidelidade do layout e melhora a utilização geral dos relatórios a partir de aplicações do Microsoft Office.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sql_server

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93