Plataforma Android - Conceitos básicos

A navegabilidade faz parte dos cinco pontos para se planejar um aplicativo
A navegabilidade faz parte dos cinco pontos para se planejar um aplicativo

Informática

18/05/2015

Requisitos
O ideal para entender completamente o desenvolvimento deste artigo é que você tenha conhecimento básico sobre lógica de programação, linguagem e plataforma JAVA, além da persistência de dados.

No entanto, tentaremos apresentar neste artigo da forma mais didática possível, de maneira que você possa compreender os conceitos e fundamentos do projeto Android.

Pensando ‘Mobile’
Antes de iniciar a discussão técnica sobre a plataforma Android, vamos esclarecer algumas informações: devemos pensar que, a partir do processo evolutivo, a necessidade de comunicação na sociedade contemporânea aumenta, ou seja, antigamente o telefone móvel tinha um objetivo muito claro, era só para telefonia e nada mais.

Com o grande avanço da tecnologia, houve a evolução de sua espécie, culminando com a criação dos Smartphones, por exemplo, uma vez que sua função não se trata apenas de comunicação telefônica, mas sim a convergência da informação.

Contudo, são cinco os principais pontos para planejar um aplicativo: a simplicidade, a funcionalidade, a navegabilidade, a performance e a suportabilidade.
São eles:

• Simplicidade
Em relação à interface gráfica, devem ser considerados botões e componentes gráficos que componham uma interface intuitiva. Poucos botões tendem a tornar seu aplicativo mais funcional, o excesso de informação poderá confundir o usuário. Pense sempre na facilidade de entendimento em relação à utilização para dispositivos móveis, pois tem uma resolução visual relativamente pequena se comparada aos Laptops ou Desktops.

• Funcionalidade

Primeiramente devemos entender que um dispositivo móvel não é um computador, mas sim uma ferramenta que permite a convergência das informações. Por exemplo, um aplicativo mobile de uma loja on-line não tende a substituí-la, mas sim complementá-la permitindo, por exemplo, que o usuário acompanhe seus pedidos, adicione novos produtos à sua lista, consulte seu histórico de compras, entre outras ações.

Dessa forma devemos pensar de maneira simplificada, ou seja, entender e levantar muito bem quais problemas seu aplicativo pode ou deve resolver do ponto de vista "Mobile", portanto pense nas situações aonde o usuário necessite acesso rápido a alguma informação ou ação enquanto se desloca, considerando as questões: falta de tempo em deslocamento e situações extremas onde não existe uma conectividade disponível, entre outras situações.

Defina antes o desenho de interface e quais problemas você precisa resolver. Muitos projetos de aplicativos móveis erram quando criam necessidades baseadas na interface e recursos visuais, sem pensar na utilização.

• Navegabilidade
De acordo com as funcionalidades, desenhe sempre uma árvore de navegação, mantendo no máximo três níveis. Lembre-se, um aplicativo móvel deve permitir acesso rápido às informações, ou seja, mantenha um padrão de navegação.

Além disso, é recomendável sempre fornecer uma barra de navegação única com ações do tipo:

Voltar, Menu Principal, etc. Isso permitirá que seu aplicativo não funcione de forma linear, permitindo que o usuário volte ao menu de forma rápida e indo para outra sessão do aplicativo.

Pense sempre na utilização constante do aplicativo. O usuário deve lembrar facilmente o caminho para se chegar à determinada informação e sendo assim, mais de três níveis pode prejudicar o processo de memorização. Fora isso, os ícones sempre são bem-vindos, uma vez que permitem acesso rápido ao aplicativo, mas lembre-se: ícones nem sempre são autoexplicativos.

• Performance
Apesar dos novos hardwares altamente performáticos, lembre-se, excesso de processamento pode reduzir a autonomia da bateria dos aparelhos móveis de forma drástica.

Além disso, o uso constante pode gerar problemas em relação ao uso exagerado de memória, consequentemente seu aplicativo será encerrado pelo sistema operacional. É evidente que tudo dependerá da plataforma que está rodando em seu aparelho.

Em geral os sistemas operacionais de dispositivos móveis deixam o aplicativo sempre em menor prioridade que outros processos, como os necessários para as funções principais dos aparelhos: receber ligações, SMS, etc.

• Suportabilidade

Atualmente, existem diversos tipos de dispositivos e sendo assim torna-se praticamente inviável pensar em um aplicativo que contemple todas as plataformas.

Contudo, defina muito bem seu público alvo e fique atento para as tendências. Atualmente as plataformas em alta, como o iPhone da Apple e o Android (Nexus One), compartilham de algumas similaridades em relação a recursos e conceitos de navegação. Basta utilizar os aparelhos para perceber que uma forte tendência está na ausência do teclado e a introdução do touch screen, além da redução do número de botões.

Sendo assim, defina sempre quais dispositivos seu aplicativo suportará, pois isso permitirá criar um aplicativo mais funcional. Defina, também, os modelos e mesmas versões de SO´s (sistemas operacionais) que deseja atender, de acordo com o seu público alvo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93