Plataforma Android - Arquitetura da plataforma

A arquitetura da plataforma é baseada no kernel do Linux
A arquitetura da plataforma é baseada no kernel do Linux

Informática

18/05/2015

Arquitetura da Plataforma

A arquitetura da plataforma Android é constituída por cinco módulos: Kernel Linux, Biblioteca, Runtime (ambiente de execução), Framework de Aplicações e Aplicações.

A arquitetura da plataforma é baseada no kernel do Linux, ele funciona como uma camada de abstração entre o hardware e o restante dos softwares da plataforma. Com isso, ele tem várias formas de execução das aplicações. Por exemplo: gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, pilhas de protocolos, módulo de segurança, entre outros.

Acima do Kernel Linux, temos o módulo Biblioteca, que são escritas em C/C++, compostas por uma série de bibliotecas utilizadas pelo Android, algumas delas são: biblioteca de sistema C e de mídias, gerenciador de superfície, LibWebCore, SGL, 3D libraries, FreeType, SQLite, entre outras.

Em seguida temos o módulo Runtime, que é o ambiente de execução. Esta, por sua vez, é composta pela máquina virtual Dalvik, que foi desenvolvida para que os dispositivos possam suportar múltiplas máquinas virtuais de forma adequada. Dalvik roda classes compiladas por um compilador de linguagem Java, além de usar o kernel para obter um bom funcionamento de múltiplos tópicos e gerenciamento de memória de baixo nível.

O Framework de Aplicações consiste em componentes que permitirão que as novas estruturas sejam usadas para futuras aplicações, aproveitando o reuso desses componentes, sempre sujeito a restrições de segurança. Além disso, permite que os mesmos sejam substituídos durante seu desenvolvimento.

O embasamento das aplicações do framework é um conjunto de serviços e sistemas, listados a seguir:

- Gerenciador de atividade.

- Gerenciador de pacotes.

- Gerenciador de janelas.

- Gerenciador de telefonia.

- Provedores de conteúdo.

- Gerenciador de recursos.

- Visão do sistema.

- Gerenciador de localização.

- Gerenciador de notificações e serviços XMPP.

E por último, no topo da plataforma, temos as Aplicações, onde está localizada uma lista de aplicações padrão que inclui um cliente de e-mail, calendário, navegador, contatos, mapas, programas SMS, entre outros. Logo, servem de auxílio no manuseio do aplicativo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93