Desenvolvendo aplicativos para o Android - Persistência de dados

Na plataforma Android temos o Content Provider que é considerado um provedor de conteúdo
Na plataforma Android temos o Content Provider que é considerado um provedor de conteúdo

Informática

18/05/2015

Persistência de dados

A persistência de dados está associada a uma ação que diz respeito a manter um meio físico salvo, como por exemplo, banco de dados ou arquivo, para ter a certeza de que os dados permanentes estarão salvos em um objeto seguro.

Na plataforma Android temos o Content Provider, ou seja, provedor de conteúdo. É um servidor de banco de dados, onde eles são criados para partilhar dados com outros serviços ou atividades.
A partir disso, os dados podem ser guardados em um arquivo do sistema, como o banco de dados SQLite ou outras formas possíveis de seguir a mesma atividade.

O provedor faz parte da classe Content Provider, ou seja, programa uma série de métodos que faz com que as aplicações sejam recuperadas e armazenadas.

Por fim, é usado o Content Resolver, onde ele tem a capacidade de se comunicar com qualquer provedor de conteúdo, uma vez que ajuda o provedor a gerenciar a comunicação entre um processo e outro, no intuito que a atividade seja executada de forma adequada.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93