A Informática

A Informática, a cada dia, tem assumido uma parcela importante na sociedade.
A Informática, a cada dia, tem assumido uma parcela importante na sociedade.

Informática

27/05/2015

A Informática, a cada dia, tem assumido uma parcela importante na sociedade. O computador (conjunto de componentes eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático de informações) se tornou uma ferramenta imprescindível para a aceleração de tarefas e possibilita a realização de atividades antes impensáveis. Ele é caracterizado como agente responsável pelo processo de transformação da nova sociedade: a sociedade da informação e do conhecimento.


Nessa sociedade, a quantidade de aparatos tecnológicos que são impostos é enorme. Nem bem nos adaptamos a uma tecnologia e já está a caminho um lançamento de algo muito mais evoluído, com funções que nunca imaginávamos que viriam a existir.


Basta olhar à sua volta e veja como a INTERNET, por exemplo, invadiu nossas vidas.


Atualmente é raro vermos uma empresa que não possui um site, para que os clientes, de sua própria casa, possam conhecer melhor os produtos, ou até mesmo realizar compras. Não existe distância, a visão de espaço e tempo foi alterada em consequência dessas descobertas.


Percebe como tudo isso está muito presente, modificando nossa forma de ver e de nos posicionarmos no mundo?


Se olharmos essa sociedade e sua evolução de uma forma mais crítica, compreenderemos que não somos e não podemos ser meros expectadores dessa evolução.


Vivemos nela, colaboramos em seu desenvolvimento com nossas ações, usufruímos dos benefícios e pagamos pela má utilização que fazemos de nossas próprias descobertas.


E sua história inicia-se com a necessidade do homem em efetuar cálculos complexos, com maior precisão e rapidez, e eram compostos somente por elementos mecânicos.


Em 1642, o matemático, físico e filósofo francês Blaire Pascal inventou a primeira calculadora mecânica. Era basicamente um conjunto de rodas dentadas que realizava adições e subtrações automaticamente.


Em 1671, o filósofo e matemático alemão Gottfried Liebniz construiu um calculador mecânico que realizava as quatro operações básicas da aritmética (adição, subtração, multiplicação e divisão).


Em 1822, Charles Babbage criou o modelo de uma máquina capaz de fazer cálculos para elaborar uma tabela de logaritmos. Juntamente com Ada Lovelace, Babbage projetou uma máquina para calcular funções matemáticas complexas.


No começo do século XX, as calculadoras mecânicas e elétricas se tornaram comuns. Até mais ou menos a década de 1930, as elétricas eram fabricadas utilizando um pequeno dispositivo elétrico chamado relé.


Em meados da década de 1930, surgiram os computadores com válvulas. As válvulas eletrônicas eram semelhantes a relés. A vantagem é que eram muito mais rápidas e a desvantagem é que durava pouco tempo, pois depois de algum tempo de uso “queimavam”, de forma semelhante às lâmpadas de hoje.


A evolução segue essa linha e cada dia um novo item é modificado para melhorar o tempo de processamento, ou seja, o tempo que o computador leva para responder às requisições do usuário.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93