A evolução dos computadores se deve ao investimento no intuito de atender as necessidades.
Informática
28/05/2015
Como na História da Informática, a evolução dos computadores se deve ao investimento de pesquisadores no intuito de atender e, às vezes, antecipar as necessidades de cada época.
Conheça as várias gerações por que passou essa evolução e procure relacioná-las às características sociais, políticas e econômicas.
Primeira Geração
1946 - Eram os computadores de válvulas e entre eles havia o ENIAC, o EDVAC e o UNIVAC. Eles eram enormes e consumiam muita eletricidade. Continham mais de 17.000 válvulas que esquentavam e queimavam a todo instante.
Segunda Geração
1948 – Com a invenção do transístor, permitiu-se a substituição das válvulas, o que proporcionou muitas vantagens em relação à utilização da energia. O primeiro computador transistorizado foi denominado Leprechaun.
Terceira Geração
Final da década de 1950 – Foi concebido o Circuito Integrado ou chip, que surgiu da idéia de unir transístores, capacitores e outros componentes eletrônicos em uma única peça. Com isso o computador diminui consideravelmente.
Quarta Geração
Chegou-se a esta geração com os circuitos SI (Integração em Grande Escala). Os computadores ficam menores e mais rápidos. Chegaram às casas e passaram a estar ao alcance de qualquer pessoa
Quinta Geração
A quinta geração é caracterizada por circuitos integrados com um milhão de transistores por "chip" e processadores que possuem capacidade de processar dados paralelamente, ou seja, a execução de muitas tarefas simultaneamente no computador.
O futuro
O computador quântico é do futuro. Ele é baseado em estruturas moleculares cristalinas, diferentemente dos chips atuais.
Existem muitos problemas a serem resolvidos, mas um dos mais importantes é que um computador químico é necessariamente imperfeito, com muitos circuitos defeituosos, devido à própria natureza instável das moléculas orgânicas. Ainda falta muito para produzir um chip molecular tão eficiente e fácil de controlar como a tecnologia atual.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93