Criação da Linguagem HTML

Informática

28/05/2015

O criador do HTML foi Tim Berners-Lee em 1990. A princípio foi criado para uso próprio como uma simples ferramenta que tinha como finalidade facilitar a troca de informações entre cientistas de diferentes universidades.


Esse projeto teve uma visualização em proporções jamais esperadas por Tim Berners-Lee, que não imaginava que estaria criando as fundações da atual internet. Vejamos agora que o HTML vem se aprimorando desde a sua criação.


1992
Primeira aparição do HTML, baseada em SGML, que significa Standard Generalized Markup Language ou linguagem de marcação padrão e generalizado, em português. O SGML era utilizado para a estruturação de documentos e foi a partir destes conceitos que o HTML implementou diversas características na formatação de documentos, como a formatação de títulos utilizando a marcação <h1> até o <h6>, a formatação de cabeçalho com o <head> e a formatação de parágrafo <p>.


1993
Criação do HTML+ e com ele algumas definições a mais, como tabelas e formulários.


1994
Criação do HTML 2.0, que padronizaria suas principais características, que veremos posteriormente. O HTML 2.0 foi apresentado na primeira conferência mundial sobre a Web, a World Wide Web Conference.
Também ocorreu neste mesmo ano a criação do HTML 3.0, uma extensão do HTML+.


1995
Criação do HTML 3.2 trouxe mais correções e total compatibilidade com a versão anterior. Também foi criado o JavaScript, que é uma linguagem de roteiro (script), ferramenta muito utilizada na produção de páginas web junto com o HTML, usado para desenvolver pequenos programas, que são interpretados pelo cliente (navegador).


1996
Criado o CSS1, uma Folha de Estilos para complementar o HTML, usado para formatar informações, como definir um padrão de tamanho, cor e tipo de letra para os títulos da página web.


1997
Criação do HTML 4.0, trazendo consigo a compatibilidade com as versões anteriores e alertando aos desenvolvedores sobre as boas práticas que deveriam ser seguidas ao produzir os códigos.


1998
Criado o CSS2, Folha de Estilos, trazendo mais ferramentas disponíveis com melhor suporte para texto, tabela mais visualizáveis, melhorias nos formulários.


1999
Criação do HTML 4.01 trouxe compatibilidade com todas as versões anteriores juntas.


2008
Criação do HTML5, que é a versão utilizada atualmente. Essa versão facilitava a manipulação dos elementos via JavaScript e CSS. O HTML5 atualmente está sendo utilizado principalmente por dispositivos mobile, onde sua leitura é mais fácil para os mesmos.


No HTML5 encontramos sugestões para que os desenvolvedores de páginas direcionadas ao sistema mobile possam criar páginas com estrutura mais simples que deem mais conforto ao usuário, visto que os aparelhos com essa tecnologia possuem telas menores, o que dificultaria a leitura e utilização.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93