Ocultando scripts em navegadores antigos

Informática

01/06/2015

O Javascript foi implementado a partir do Netscape 2.0 e do Internet Explorer 3.0. Deste modo, os navegadores antigos interpretam os scripts como se fossem textos normais. Para evitar que o texto do script seja escrito na página quando o navegador antigo não o interpreta, devemos colocá-lo entre comentários HTML, veja o exemplo:


<script>
<!--Código Javascript//-->
</script>


Podemos observar que o início do comentário é o mesmo do HTML, porém no fechamento existe uma particularidade do Javascript, que é a barra invertida, inserida duas vezes. Isto acontece por que o Javascript entende os hifens (--) do comentário como operadores e ao executá-los resultará em um erro de sintaxe.


NOSCRIPT
Existe a possibilidade de se mostrar um texto alternativo para os navegadores que não entendem o Javascript. O texto informa ao usuário que a página deveria executar um script, mas que não foi possível pela incompatibilidade.


Para isto, utilizamos as tag <noscript></noscript>, e entre elas colocamos o texto alternativo a ser exibido:


<script>
Código Javascript
</script>
<noscript>



Este navegador não compreende os scripts Javascript que precisam ser executados
</noscript>


Outras maneiras de se colocar scripts

Existem outras duas maneiras de se colocar scripts em uma página HTML, que veremos a seguir.


Tipo de linguagem utilizada: A tag <script> tem um atributo que serve para indicar a linguagem que estamos utilizando. O atributo é o language. A linguagem por padrão é o Javascript, portanto se não utilizarmos esse atributo, o navegador entenderá o script como Javascript.


<script language=”Javascript></script>


Javascript externo: Outra maneira de se incluir scripts em uma página são os arquivos Javascript externos, onde podemos colocar as funções a serem utilizadas na página. Esses arquivos têm extensão.js, e são incluídos desta maneira:


<script language=”Javascript” src=”nome_do_arquivo.js></script>


Dentro das tags <script></script> poderão ser escritos quaisquer textos, que serão ignorados pelo navegador, exceto quando os navegadores não entenderem o atributo src. Neste caso é indicada a utilização do comentário para ocultar códigos Javascript em navegadores antigos.


Atenção: os arquivos Javascript externos devem conter somente instruções da linguagem, não se deve incluir códigos HTML, não sendo necessária também a utilização das tags <script></script>.


Sintaxe do Javascript
O Javascript tem a sintaxe parecida com o Java por ser baseado nele. Veremos a estrutura da sintaxe.


Comentários
O comentário é a parte do código que não é interpretada pelo navegador e tem como utilidade facilitar a leitura do programador.


Existem dois tipos de comentários no Javascript, a barra dupla, que serve para comentar uma linha de código e os sinais /* */ para iniciar e terminar, respectivamente os comentários que tiverem mais de uma linha.


Vejamos o exemplo:
<script>
//comentário de uma linha
/* comentário
de mais de uma linha
*/
</script>


Maiúsculas e minúsculas


O Javascript é case sensitive, ou seja, deve-se respeitar o uso de letras maiúsculas e minúsculas.


Por convenção os nomes das coisas se escrevem em minúsculas. Podemos utilizar as iniciais das palavras em letras maiúsculas, como nos nomes das classes, por exemplo, porém se nos equivocarmos ao utilizar letras maiúsculas e minúsculas, o navegador poderá exibir um erro de sintaxe.


Separação de instruções


As instruções contidas em nossos scripts devem ser separadas para que o navegador não exiba erro de sintaxe.


No Javascript temos duas maneiras de separar instruções, uma é através do caractere ponto-e-vírgula (;), e a outra é através da quebra de linha.


É recomendável a utilização do ponto-e-vírgula depois de cada instrução, para uma melhor organização do código.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93