Ferramentas Complementares do Moodle

Google: Conhecido mundialmente como o maior buscador de informações.
Google: Conhecido mundialmente como o maior buscador de informações.

Informática

09/06/2015

Para o melhor desenvolvimento do Moodle, o administrador da plataforma pode contar com algumas ferramentas complementares, que com seus inúmeros dados, recursos e grande instantaneidade, são muito úteis no ensino a distância. Detalhamos as características de algumas delas.


Blog

Criado em 1994, essa ferramenta era utilizada apenas para registros pessoais. Posteriormente, em 1997, o termo weblog ficou conhecido através de Jorn Barge, em decorrência dos estudos de web 2.0. E foi a partir desse momento que os blogs começaram a se popularizar no mundo.

Com atualização periódica, os blogs são sites fáceis de criar, manter e interagir, ou seja, suas ferramentas são práticas e criativas, o que auxilia na criação das páginas e na interação entre os outros sites com esse mesmo perfil.

Para construir um blog, é importante você conhecer os recursos básicos dessa ferramenta. São eles:

Páginas - Refere-se ao conteúdo do blog que deve estar estruturado através de um menu.

Blogroll - Item muito importante dessa ferramenta, pois os blogueiros gostam de indicar outros blogs com temas similares ao que eles retratam nos seus, através de uma lista, normalmente localizada no canto da página inicial. Dessa forma, o site torna-se um recurso imprescindível na troca de experiência sobre temas semelhantes.

Links -
Indicar links com vídeos, notícias e livros também são recursos muito aplicáveis para esse tipo de estrutura.

Posts - Notas sobre os assuntos que o administrador publica no blog. Normalmente esse blogueiro abusa da linguagem informal e de jargões do tema em questão. Imagens também são muito utilizadas.

Comentários - É o local destinado para a opinião dos leitores sobre os posts publicados, ou seja, é o recurso mais importante na interação entre o administrador e os usuários do blog.


Wiki

O wiki, como é conhecido atualmente pelos internautas, é a Wikipédia. Um recurso muito utilizado na plataforma Moodle, pois armazena documentos dos mais variados temas de forma interativa, usando apenas um navegador de internet. De forma mais técnica, podemos dizer que o wiki é uma ferramenta de dados com hiperlinks que facilita e amplia o aprendizado.

Assim como o Moodle, para a criação de um wiki, o administrador não precisa ser especialista ou técnico em linguagens. Ele permite que todos os seus usuários possam incluir, modificar ou excluir dados do seu banco de armazenamento.

O administrador do Moodle pode acrescentar esse recurso nas ferramentas para permitir que seus alunos trabalhem juntos na geração do conteúdo complementar.

O professor Athail Rangel Pulino Filho explicou sobre isso detalhadamente no livro Moodle – um Sistema de gerenciamento de cursos, editado e publicado pelo departamento de Engenharia Ambiental da Universidade de Brasília.

Confira a seguir o passo a passo elaborado pelo professor, baseado na ferramenta Erfurt Wiki.

1ª etapa

Nome: é importante que o administrador e/ou tutor do Moodle coloque um nome no wiki, para auxiliar a visualização dos alunos.


2ª etapa

Sumário: colocar os objetivos do wiki e conteúdos que devem ser construídos pelos participantes.


3ª etapa

Tipo: é necessário escolher o tipo do wiki que o administrador vai criar, sendo que existem três: professor, grupos e alunos.


4ª etapa

Escolher ou não pelos tags em HTML. Quando o administrador opta por eliminar a formatação em HTML, todos os comandos passam a ser realizados pelo wiki. Já quando o administrador opta por utilizar esse recurso, os comandos wiki não vão funcionar, ou seja, a manutenção da ferramenta deverá ser feita apenas pelo editor HTML.


5ª etapa

Autorizar o uso de arquivos binários. Essa ferramenta traz inúmeras vantagens para a plataforma Moodle. Basta o administrador verificar quais os recursos e conteúdos que ele vai disponibilizar para os seus alunos.


Contudo, o wiki torna-se uma biblioteca virtual e instantânea no aprofundamento do aprendizado.


Google

Conhecido mundialmente como o maior buscador de informações, o Google também tem alguns recursos que são muito aplicáveis no ensino a distância. Listamos as ferramentas mais importantes.


Google Docs

É um recurso que permite aos usuários a criação de documentos online, ou seja, eles são construídos e armazenados dentro da internet. Podem ser:

• Texto (semelhante ao MS-Word);

• Planilha de cálculo (semelhante o MS-Excel);

• Apresentação (semelhante ao MS-Powerpoint).


Essa plataforma do Google deve ser utilizada pelos alunos, para criar seus trabalhos e estudos de maneira colaborativa e de fácil acesso. Outras opções de plataformas que seguem o mesmo estilo de armazenamento e criação são o Zoho39, ThinkFree40 e o brasileiro Aprex41.


Google Agenda

Denominado também como Google Calendar, essa ferramenta ajuda o professor a organizar as atividades dos alunos através de uma agenda de compromissos. Esse recurso é muito útil, pois, além de lembrar os alunos das datas de entrega de trabalhos, ele ainda pode enviar e-mails com lembretes, nas datas próximas ao evento.


iGoogle

De forma simplificada, podemos dizer que é a caixa para guardar todas as ferramentas da plataforma Google que o aluno utiliza. Ele é um buscador, em que o aluno cria o seu próprio painel com as atividades que utiliza, ou seja, são agrupadas as caixas do Google Docs, Gmail e Google Agenda.

Dessa forma, o aluno não precisa acessar cada ferramenta de uma vez para verificar as suas atualizações, o próprio iGoogle já faz isso, tornando os estudos mais práticos, organizados e com modificações instantâneas.


Sloodle

O “Second Life Object-Oriented Distributed Learning Environment”, conhecido popularmente como Sloodle, é um ambiente distribuído de ensino orientado a objetos dentro do Second Life, ou seja, é um sistema que integra o Second Life e o Moodle.

Assim como a plataforma Moodle, o Sloodle é criado através do regime Open Source. Entretanto, para entendê-lo e saber qual a sua aplicabilidade no Moodle, é importante você conhecer o Second Life.

O Second Life é um ambiente virtual 3D que possibilita a interação das pessoas através de animações, denominadas Avatar ou como é conhecido em linguagem didática, seu bonequinho.

Esse personagem navega por um mundo virtual, criado por outros avatares. Entretanto, para ter acesso a esse universo virtual e conseguir criar também dentro desse mundo, o usuário precisa ter uma licença, normalmente a locação ou aquisição de um lote virtual que hospeda todos os servidores da LindenLabs, e cobra uma espécie de “imposto territorial”, por gerenciar o espaço onde sua construção está hospedada.

Contudo, o Sloodle associa esses recursos de animações e interatividade do Second Life para desenvolver e compartilhar conteúdos e ferramentas na educação em ambientes virtuais.

Observe a tabela abaixo, que ilustra a relação entre as plataformas Sloodle e o Moodle, desenvolvida pelo professor Rodolfo Nakamura no livro Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de Ensino a Distância, publicado pela editora Farol do Forte em 2009.

Second Life                                                        Moodle

Ambiente Virtual                                                  Sistema de Ensino

Avatar                                                                  Lições Estruturadas

Construção 3D                                                     Discussões Relacionadas entre os usuários

Scripts interativos                                                Caixas de Atribuição

Configurações Imersivas                                      Enquetes autocorrigíveis

Manipulação Virtual                                              Documentos Long Form


Resumindo, o Sloodle auxilia o Moodle na educação em ambientes virtuais, com as suas características lúdicas e interativas, através de uma ferramenta mais atrativa para o curso virtual.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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por Colunista Portal - Educação

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