Avaliação na Plataforma Moodle

A pesquisa é estruturada através de um questionário.
A pesquisa é estruturada através de um questionário.

Informática

20/07/2015

A Avaliação é a melhor maneira de o professor confirmar se o aluno aprendeu sobre o assunto. Nos cursos de ensino a distância, ela tem papel ainda mais importante, pois, com os erros e acertos, os professores percebem se o conteúdo e os recursos disponíveis estão sendo suficientes para a transmissão do conhecimento.

Entretanto, para a produção dessa avaliação, o professor precisa utilizar algumas ferramentas da plataforma.

Explicaremos a seguir detalhadamente como esse processo pode ser feito para atingir melhor o seu objetivo, ou seja, a compreensão completa do conteúdo. Veja!


Tipos de Avaliações

Para criar a sua avaliação, o professor precisa conhecer os dois tipos de formulários de pesquisas que existem na plataforma Moodle para a configuração dessa ferramenta. É o que veremos a seguir.


ATTLS


A pesquisa é estruturada através de um questionário, conhecido como Attitudes Towards Thinking and Learning Survey. (ATTLS) Essa ferramenta normalmente mede a proporção em que uma pessoa tem um saber conectado (CK) ou um saber destacado (SK).

Segundo os estudos da área, podemos dizer que alunos que possuem processos de aprendizagem com valores CK (saber conectado) maiores cooperam com mais facilidade, procuram ser agradáveis e demostram interesse pelo conteúdo de aprendizagem de forma prazerosa.

Em contrapartida, os alunos com valores SK mais altos normalmente possuem uma tendência mais crítica em relação aos estudos. É importante destacar que esses estilos de aprendizagem são apenas reflexos das atitudes das pessoas em relação à aprendizagem do conteúdo como um todo.


COLLES


É a pesquisa estruturada através do questionário COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survez) formado com 24 questões distribuídas em 6 grupos referentes a uma característica específica do processo de aprendizagem.

Esses grupos de questões são divididos normalmente em:

• Relevância

• Reflexão crítica

• Interação

• Apoio dos tutores

• Apoio dos colegas

• Compreensão

O modelo de pesquisa COLLES foi criado para monitorar as práticas de aprendizagem online e verificar os recursos que podem ser configurados para facilitar a interação dos alunos e professores, que consequentemente ajudam na transmissão do conteúdo do curso através desse contato.

Os dois tipos de pesquisa de avaliação são formados com fundamento teórico no construtivismo social, que tem como principal visão a transmissão de conteúdo através de atividades com interação social.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93