Recursos da Plataforma Moodle

O fórum é um recurso de discussão pública.
O fórum é um recurso de discussão pública.

Informática

20/07/2015

Para o ensino a distância através da plataforma Moodle, o aluno e o professor contam com alguns recursos que auxiliam na aprendizagem e que facilitam na comunicação entre eles.

Essas ferramentas também são muito úteis no aprofundamento do ensino e em temas correlatos. A seguir veja a comparação entre os recursos didáticos tradicionais e os recursos e-Learning elaborado pelo professor Rodolfo Nakamura.

Tradicional

Lousa + Giz/Marcador

Cartazes/Flanelógrafo/Murais

Periódicos/Livros/Bibliotecas

Auditivos (rádio, Fita K7, CD)

Audiovisuais (cinema, tv, teatro,videocassete, DVD)


e-Learning

Apresentações (PowerPoint)

Fotos/Lista de Discussão/E-mail

Blogs/Sites/Wikis/Bibliotecas Virtuais/e-books

MP3, Podcasting, Rádio, Web

Videoconferência, IPTV, Vídeo Digital, Animação Gráfica

Na próxima etapa conheceremos os principais recursos que podem ser administrados dentro da plataforma Moodle. Ilustraremos detalhadamente as características e aplicabilidades de cada ferramenta no ensino a distância.


Agenda de Atendimento

Nessa ferramenta, os alunos podem agendar reuniões com os professores. Para a correta utilização da mesma, é importante que o professor especifique os horários, o dia e o período em que ele ficará disponível no sistema para esse atendimento, e os alunos ficam responsáveis por marcar o seu atendimento no sistema.

Essa agenda também possibilita o registro dos atendimentos realizados durante o curso. Essas reuniões podem ser presenciais ou online, através das salas de bate-papo. Basta o aluno ver qual lhe agrada mais.


Bases de Dados

A base de dados é o conjunto de dados inter-relacionados ou uma coleção de programas que promovem o acesso para dados e recursos. No Moodle, esse recurso permite que os alunos coloquem diversos arquivos na plataforma e também possibilita o preenchimento de dados, tarefas e campos referentes às atividades do curso.


Chats

Os chats ou Internet Relay Chat (IRC) são protocolos online de comunicação, utilizados e conhecidos principalmente como bate-papo. Essa ferramenta permite a conversa entre os membros participantes do diálogo. No Moodle, ele funciona como intermediador entre professor e aluno em tempo real.

Os chats possibilitam também a troca de arquivos entre grupos das “salas de bate-papo” ou para alguns indivíduos específicos. Para a realização dessa atividade, o professor ou o tutor também precisa marcar previamente a data e o horário da reunião online.


Fóruns

O fórum é um recurso de discussão pública, realizado na web, de acordo com temas específicos. Nesses diálogos, geralmente as pessoas discutem uma questão, uma reflexão ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar sobre o assunto.

Na plataforma Moodle, os fóruns são muito utilizados como importante estratégia de ensino e comunicação. Algumas modalidades dessa plataforma possuem alguns fóruns automáticos para qualquer tipo de curso. As mensagens escritas nessa ferramenta são visualizadas em diversos formatos e, assim como os chats, podem incluir anexos.

Uma característica importante do fórum é que ele fornece, aos seus usuários, a opção de receber cópias das novas mensagens via e-mail, ou seja, o aluno pode participar da discussão de aprendizado mesmo que não esteja online.

Com esse recurso, os professores podem enviar mensagens ao fórum com cópias via e-mail para todos os participantes, o que facilita o trabalho do professor e promove um compartilhamento do conteúdo mais dinâmico e acessível.

O administrador pode cadastrar no sistema Moodle dois tipos de fóruns:

Discussão simples – Fornece um único tópico em uma única página. Normalmente, esse tipo de fórum é usado para organizar discussões breves com destaque para temas específicos.

Fórum geral - É um diálogo aberto, em que todos os participantes podem iniciar um novo tema de discussão quando quiserem.

Todos os alunos que participam do fórum, incluindo o que criou a discussão, podem responder livremente a todas as mensagens, sem limite de quantidade. É importante destacar que cada usuário está autorizado a criar apenas um novo tópico de discussão.


Glossários

O glossário (lista alfabética de termos) facilita a compreensão dos textos apresentados pelo professor aos alunos, durante todo o curso. No Moodle, os alunos têm autorização para adicionar termos com as definições do dicionário.

Dessa forma, as listas podem ser exportadas pelo professor ou administrador para glossários secundários ou até mesmo para outros cursos.

Para dar agilidade na compreensão de textos complexos, o aluno ou professor que insere o termo pode criar automaticamente links nos textos do curso que levam à visualização da lista específica.

É importante ressaltar que o administrador pode limitar o número de itens por visualização em cada página. Entretanto, para evitar a demora na visualização da página, é necessário que o administrador configure um número baixo de links, conforme mostra a figura.


Lições

As lições de casa ou tarefas, como também são conhecidas, são as atividades desenvolvidas pelos alunos no curso, no Moodle. Para cada lição do curso, o professor ou administrador deve separar o número de páginas de acordo com o planejamento de cada aula.

É importante também que o professor crie questões para cada aula encerrada, inserindo um número específico para facilitar a compreensão do curso. Realizada a lição, o aluno consegue passar para a próxima etapa.

Caso o aluno erre a resposta da questão, o administrador pode configurar o software para conduzir o aluno à página anterior.

As tarefas ou lições podem ser divididas em:

Tarefas off-line

São as atividades realizadas como arquivo na plataforma, ou seja, os alunos não precisam entregar a lição na “sala de aula online”. Nessa modalidade, os alunos podem entregar as suas lições via fax, correio tradicional, e-mail, entre outros. Para facilitar o aprendizado, o professor pode atribuir um feedback (anotações sobre o desempenho do aluno durante a lição).


Envio de materiais

Nesse tipo de atividade, os alunos podem enviar qualquer tipo de arquivo (word, web site zipado) de uma única vez.

Um recurso importante dessa modalidade no Moodle são os avisos aos professores, pois, sempre que os alunos enviam as tarefas, automaticamente uma mensagem é enviada para o correio eletrônico do professor responsável.


Questionários


São as atividades direcionadas aos alunos, formadas por um grupo de perguntas de:

• Múltipla escolha.

• Verdadeiro ou falso.

• Respostas curtas.

Entretanto, na plataforma Moodle, todas as questões elaboradas para os diversos cursos são mantidas em um banco de dados e podem ser reaproveitadas por professores ou tutores em outros cursos.

O aluno pode escolher por diversas alternativas, até confirmar a resposta. O professor ou tutor pode escolher se fornece ou não um feedback automático quando o aluno optar por uma resposta incorreta.


Livro

O Livro é um recurso de aprofundamento dentro do curso. Normalmente esse material é constituído com várias páginas e não pertence ao conteúdo do curso, configurado na plataforma Moodle. Para a utilização dessa ferramenta, é necessário que o tutor do curso instale o recurso separado do administrador do ambiente.


Oficinas

Para cursos específicos de escrita e leitura, os administradores normalmente utilizam a oficina como recurso de aprendizagem.

Nessa ferramenta, os alunos criam trabalhos para serem avaliados e avaliam os trabalhos dos seus colegas, ou seja, existe um aprendizado pela troca de informações entre alunos.

Entretanto, o administrador do curso precisa criar um “guia” ou “manual” que auxilie os alunos na correção do trabalho de seus colegas. Dessa forma, o aluno aprende duas vezes, observando os erros dos colegas e verificando através do guia os aspectos importantes que não podem faltar nas tarefas.

É importante saber que as oficinas não existem apenas para trabalhos escritos. Esse recurso pode ser utilizado na avaliação de cursos de pinturas, esculturas e qualquer outro que exija o desenvolvimento de alguma habilidade específica.


Pesquisas de Opinião

Por fim, como recurso adicional, os administradores podem incluir o recurso de pesquisa de opinião por semana. Nessa atividade, o professor deve anotar a opinião da turma sobre um determinado tema, que preferencialmente gere dúvida ou controvérsia nos textos lidos, ou nas discussões dos chats. Assim, o professor verá os temas necessários.

Em seguida, o professor precisa combinar essa atividade com os alunos, através do fórum, solicitando que cada um deles justifique suas escolhas na pesquisa de opinião.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93