Interpretador de texto e terminais virtuais do Linux

Os sistemas UNIX usam a interface de texto como interface padrão.
Os sistemas UNIX usam a interface de texto como interface padrão.

Informática

05/08/2015

Os sistemas UNIX usam a interface de texto como interface padrão. Essa interface usa o TTY como paradigma de entrada e saída de dados ao usuário.

O TTY é uma abreviatura de TeleTypewriter e é uma máquina que permite interatividade de comunicação baseada em textos, através da transmissão de sinal de código pela rede telefônica, além disso, podem ser chamados de ‘text telephones’.

Por essa descrição é fácil notar que os caracteres entram e saem do computador em sequência, na qual facilita a vida do programador.

Com o surgimento e a redução de custos dos teclados e monitores (CRTs), as entradas eram feitas via linhas seriais ligadas aos computadores e conectadas nos paradigmas de entrada e saída, o que praticamente não mudou.

Porém, alguns programadores acharam que o método não era o que melhor se encaixava para execução do trabalho.

O que faltava era poder manipular esses registradores através dos programas, uma vez que para cada fabricante de monitor existe seu próprio conjunto de registradores, ou seja, eles só seriam úteis para um determinado modelo de um determinado fabricante.

Em razão disso, esses programadores buscaram alternativas para manipular as saídas na tela do monitor. A interface de saída passou a ser uma tela de caracteres, isto é, um nível mais baixo de programação era encarregado de fazer a conexão entre os registradores e os comandos de monitoramento dos registros dos controladores de CRT. A partir deste modelo foi criado os “Vi”. O ‘Vi’ (Visual Interface) é um editor de texto com desenvolvimento baseado em outro editor chamado ‘ed’. Além de ser um editor, o ‘Vi’ é o mais usado por programadores do mundo todo e é compatível com todas as distribuições do sistema GNU/Linux, dada sua importância para a plataforma.

O ambiente do Linux utiliza diversos terminais virtuais ao mesmo tempo, como se abrisse várias áreas de trabalho, permitindo o acesso de mais de um usuário ao mesmo servidor de forma simultânea e independente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93