História do Linux

A princípio, o objetivo de Linus era desenvolver
A princípio, o objetivo de Linus era desenvolver "um Minix melhorado".

Informática

05/08/2015

No começo da década de 90, um estudante de computação da universidade de Helsink, na Finlândia, chamado Linus Torvalds, começou a desenvolver um sistema operacional na qual nomeou de Linux.

Enviou uma mensagem para uma lista de discussão na internet, a Usenet, dizendo que aqueles que usavam o programa Minix poderiam se beneficiar de um novo sistema operacional livre que ele acabara de desenvolver.

O Minix foi um programa desenvolvido por Andrew Tannenbaum no intuito de ajudar no ensino da disciplina de Sistemas Operacionais, na qual ele lecionava. Era baseado no sistema Unix e rodava em alguns microcomputadores da época, mas era extremamente limitado.

A princípio, o objetivo de Linus era desenvolver “um Minix melhorado”. Depois de ter desenvolvido este pequeno kernel, Linus o colocou sob a licença GNU e deixou seu código fonte à disposição de todos na internet.

A partir da mensagem deixada na lista de discussão, houve o interesse de muitos acadêmicos e programadores do mundo todo que passaram a contribuir para o desenvolvimento do projeto, sendo que cada melhoria realizada era distribuída pela internet e, imediatamente, incorporada ao núcleo do Linux.

Apenas para efeito de comparação, destacamos abaixo as características do Sistema Linux e do Sistema Operacional Windows desenvolvido pela Microsoft.

Sistema Linux É um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários com o único objetivo: torná-lo melhor. Além de ser gratuito, há a possibilidade de o usuário instalar em quantas máquinas quiser, sem pagar nada por isso. O Linux é um sistema que pode ser adaptado às necessidades do usuário, propiciando maior agilidade no momento de adaptações e possíveis correções.

Sistema Windows É um software de código fechado, ou seja, para poder usufruí-lo é preciso adquirir uma licença de uso para cada uma das máquinas na qual o usuário pretende instalá-lo. Contudo, as atualizações do Windows só podem ser realizadas por profissionais da própria Microsoft, fazendo com que não seja possível uma solução imediata de problemas que possam surgir durante o uso da plataforma.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93