Projeto GNU

Na época já existiam muitos softwares.
Na época já existiam muitos softwares.

Informática

01/09/2015

O Projeto GNU está intimamente ligado ao desenvolvimento do Sistema Linux. Ele foi criado em 1984 por Richard Stallman com o objetivo de recuperar o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de informática em sua origem.

Com isso, buscava criar um sistema operacional que fosse completamente livre, podendo ser usado, modificado ou redistribuído por qualquer pessoa, desde que fossem garantidos a todos os mesmos direitos de uso.

O programa deveria ser compatível com o Unix, mas sem usar seu código fonte. Assim o nome escolhido, além de representar o mamífero Gnu, como é visto em seu logotipo ao lado, também significa a sigla GNU is Not Unix, ou seja, GNU não é Unix.

Os programadores do projeto acreditavam que um sistema operacional não era apenas um kernel (núcleo), ou seja, apenas um controlador do sistema, além de ser um núcleo, ele também incluía compiladores, editores, formatadores de texto, software de e-mail e muitas outras especificidades.

Assim, escrever um sistema operacional completo seria uma tarefa grande que exigiria muito tempo.

Foi então que em 1991, Linus Torvalds surge com seu Linux, que se encaixava perfeitamente no projeto GNU. Com o passar dos anos o sistema passou a funcionar de forma satisfatória e cada vez mais com qualidade, uma vez que o projeto não pretendia se limitar apenas a sistemas operacionais e sim a fornecer uma gama completa de softwares, como editores de texto, ambientes de programação, servidores gráficos, gerenciadores de janela, browsers, banco de dados, entre outros.

Na época já existiam muitos softwares. Alguns procedentes do próprio projeto GNU e outros programas criados fora do projeto GNU e que também ganhavam destaque, como o ‘X’, ‘TecX’, aplicativos ‘BSD’, ‘SenMail’ (conhecido hoje por ‘Postix’ e ‘Qmail’), Apache, ‘AIX’ (da IBM), e outros, todos eles livres, usando licenças diferentes.

Esses programas eram bem conceituados, confiáveis e muito usados. Porém, encontravam-se dispersos, sem um núcleo que pudesse reuni-los e formar um sistema operacional completo. O kernel Linux veio para tornar realidade um sonho que há muito tempo vinha sendo perseguido sem sucesso.

Atualmente, com a grande divulgação do Linux, surgiram muitos outros projetos livres que conquistaram não apenas o usuário, mas outros sistemas operacionais compatíveis com Unix. Alguns exemplos são o ‘KDE’, ‘Gnome’ e o ‘Gimp’. Tudo isso graças ao sistema de código aberto, onde é possível a criação de um sistema operacional forte, versátil e utilizável em pouco tempo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93