02/09/2015
Atualmente, a sala de aula tornou-se um ambiente dinâmico. Apenas a lousa e o giz não são suficientes para despertar a atenção do aluno que cresceu em um mundo cada vez mais interconectado e com meios tecnológicos que eram considerados ficção científica a menos de uma década.
Disponibilizar ao professor, não só os recursos necessários para a transmissão do conhecimento e consequentemente a fixação da matéria por parte do aluno, mas trazer para a sala de aula possibilidades inovadoras é condição essencial para o melhor aproveitamento da matéria lecionada, bem como, para cativar o aluno e aguçar a curiosidade sobre o assunto em pauta.
O uso da realidade ampliada em sala de aula torna-se, portanto, um recurso pedagógico acessível e de baixo custo cujas possibilidades estão apenas começando a serem exploradas. Um projetor multimídia, um notebook e uma câmera são recursos suficientes para a utilização de materiais e softwares em realidade aumentada.
O professor, ao expor a matéria, muitas vezes pode valer-se da realidade aumentada para ilustrar um conceito, mostrar um objeto (figura em três dimensões), ou até mesmo permitir que os alunos, através de marcadores apropriados interajam com a figura.
Esta tecnologia provou-se, através de minhas experiências em sala de aula, uma forma bastante eficaz de fixar conhecimentos e motivar a aprendizagem.
A realidade aumentada como ferramenta no ensino a distância
O ensino a distância evoluiu de forma rápida e com inúmeras possibilidades, devido, principalmente, ao advento do computador e consequentemente da Internet. Hoje, é possível realizar diversos cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e técnicos sem sair de casa.
As aulas, realizadas através de vídeo conferência, trazem uma interação nunca antes possível entre o aluno e o professor. Esta presença virtual possibilita levar o conhecimento e oportunidades aos lugares mais distantes do país.
Porém, este meio de ensino possui suas limitações. Por exemplo: O aluno não tem acesso aos recursos que uma aula presencial proporciona. Quando o professor exibe um determinado objeto, o aluno não tem acesso a este.
Para suprir esta demanda, a modalidade de ensino a distância tem tentado de diversas formas aplicarem a tecnologia para aproximar o aluno do professor. Recursos como e-mail, kits de treinamento, bate-papo, jogos interativos, etc. enriquecem o conteúdo e facilitam a aprendizagem.
A realidade aumentada é mais um recurso à disposição da modalidade EaD para ampliar as possibilidades e agregar valor ao assunto abordado pelo professor.
Usando a realidade aumentada, o aluno pode ter acesso virtual a objetos que de outra maneira, não estariam disponíveis, senão através de ilustrações.
Alguns exemplos de aplicações:
Se você teve sua curiosidade despertada, seguem alguns links para você conhecer o recurso:
AR Player – Programa que permite visualizar objetos em 3D usando marcadores de realidade aumentada. Você poderá baixar o player para Windows, Apple iOS e para Android. Existem alguns modelos prontos para você testar.
Conheça a aplicação em:
https://www.youtube.com/watch?v=PVgN-C02-v8
https://www.youtube.com/watch?v=C5_xjDbrbR4
Visite o site:
http://www.inglobetechnologies.com/en/new_products/arplayer/info.php
Outros projetos podem ser vistos em:
http://www.augmented.org/blog/
No Canal do Edgaras Art, em https://www.youtube.com/channel/UCBVWZH7ZrnegbWiK9pY5V-A você poderá conhecer como são criados objetos em realidade aumentada usando o Unity3D.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Trabalho com o desenvolvimento de software através de linguagens como PHP, C# e Java. Sou professor há mais de vinte anos, sempre atuando na área de Tecnologia da Informação. Estou, atualmente, cursando MBA em sustentabilidade e realizando a minha segunda graduação. Considero-me capaz de enfrentar situações de crise. Atuo na organização de projetos, treinamento técnico e desenvolvimento de manuais
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93