As diferenças entre detecção de rosto e reconhecimento de rosto

Reconhecimento Facial
Reconhecimento Facial

Informática

20/11/2015

Os termos detecção de rosto/facial e reconhecimento de rosto/facial tendem a ser mal utilizados, principalmente pelos meios de comunicação que muitas vezes não distinguem entre as duas ações. A realidade é que elas são diferentes, para o reconhecimento facial ocorrer, primeiro deve haver a detecção do rosto.


Conforme referido, a detecção de faces é o processo que o software de computador precisa percorrer para determinar se há realmente uma ou mais faces na imagem de uma foto ou vídeo. Ele não determina de quem são os rostos que estão na foto, apenas detecta se existem rostos na mesma. Portanto detecção facial por si só não se lembra ou armazena detalhes de rostos. Se o software detecta um rosto de uma pessoa em particular em uma imagem, e depois detecta o mesmo rosto em outra imagem, ele não reconhece que eles são a mesma pessoa, apenas reconhece que há um rosto de alguém em cada imagem.


A detecção de rostos pode ser capaz de pegar algumas informações demográficas, por exemplo, a idade ou o sexo da pessoa em cada imagem, mas não muito mais do que isso. O software de detecção facial por si só não é capaz de reconhecer indivíduos.


Por outro lado, o reconhecimento de face é tudo sobre o estabelecimento de identidade. O objetivo do software de reconhecimento facial é fazer uma identificação positiva de um rosto em uma imagem de vídeo ou foto contra um banco de dados pré-existente de rostos. Para o reconhecimento de face ser bem-sucedido pelo menos um rosto deve ser inserido no sistema, para criar o banco. Neste ponto, o software determina características faciais únicas de identificação, que é o que vai realmente armazenar no banco de dados. Mais tarde, quando as outras fotos são usadas para estabelecer a identidade, o software irá identificar as novas imagens com base em suas principais características e comparar estas características com as informações armazenadas no banco de dados. Se ele encontra uma correspondência, com um alto nível de confiança, ele vai ter "reconhecido" a face particular em questão.


Existem inúmeros benefícios da detecção de rosto, sendo este utilizado para uma série de aplicações. Tal como apontado acima é o primeiro e essencial passo necessário para qualquer aplicação que utilize o reconhecimento de face. Sem detecção, não pode haver reconhecimento. Sendo que o próprio reconhecimento facial se apresenta muito útil em áreas como controle de acesso automático e comunicação visual por computador.


A detecção de rostos está sendo utilizada para ajudar na conservação de energia. Por exemplo, há agora televisores inteligentes capazes de sentir quando eles estão sendo observados, e ajustar o seu brilho em conformidade.


Os comerciantes têm encontrado o benefício real de identificar o seu público alvo através de análises em tempo real em áreas como gênero, reconhecimento de idade e estilo. Isto lhes permite modificar suas exposições para atrair as pessoas nas imediações. Eles também são capazes de medir o interesse dos consumidores em displays e outros materiais de marketing graças à detecção de expressões faciais, que identificam como os clientes reagem frente ao mesmo, indicando se eles estão felizes, surpresos, com raiva ou tristes, por exemplo.


Até mesmo robôs, como o R1T1 da Project Company, vem se utilizando de uma avançada tecnologia de detecção de rostos, sendo capaz de reconhecer emoções, estimar a idade, reconhecer expressões faciais, rastrear os olhos, reconhecer o gênero e etnia, mensurar a atenção, reconhecer o estilo de roupa e até mesmo o humor da pessoa que está sendo analisada. Enquanto que por parte do reconhecimento facial o mesmo mostra-se capaz de identificar a pessoa em sua frente e lhe liberar determinadas aplicações com base em seu nível de acesso.


Também achou sensacional? Deixe suas impressões nos comentários.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Antonio Henrique Dianin

por Antonio Henrique Dianin

Possui Master Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, é Especialista em Engenharia de Produção e Logistica, Especialista em Transações Imobiliárias, graduado em Engenharia de Produção. Fluente em Inglês, Espanhol e Português. Sua experiência profissional - 12 anos - como executivo de empresas inclui projetos em uma ampla área do conhecimento.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93