Como facilitar a colaboração dos estudantes no meio digital?

A internet vem transformando a comunicação
A internet vem transformando a comunicação

Informática

07/12/2015

A internet vem transformando a comunicação desde que foi disseminada na década de 1990, como o modo das pessoas se comportarem e se interligarem, permitindo o desenvolvimento de plataformas de ensino a distância, portais educacionais, utilização de e-mails para trabalho, além de mudança nas atitudes no aprendizado.

Ao contrário da maioria dos sistemas colaborativos atuais, com processos de criação iniciados pelos recursos tecnológicos, é necessário primeiramente entender o comportamento das pessoas ao se comunicarem para depois adaptar recursos tecnológicos aos diferentes níveis de socialização.

Além disso, é fundamental compreender o ambiente no qual os estudantes estão inseridos e as influências na assimilação do conhecimento, como aspectos cognitivos, educacionais e tecnológicos, referentes à integração das pessoas no cotidiano e no processo de aprendizado.

Em cursos para adultos, como Graduação e Pós-Graduação, os estudantes geralmente não têm muito tempo para encontros presenciais em equipe, devido à atividades profissionais ou distância.

Com isso, o desenvolvimento de sistemas colaborativos online mais assertivos se tornam cada vez mais importantes para o aprendizado moderno para elaboração de trabalhos, conferências e também para o acompanhamento e avaliação das instituições de ensino.

 

Para entender melhor as influências no comportamento dos estudantes em ambientes colaborativos online, é necessário abranger os seguintes aspectos:

 

1. Ensino-Aprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem acontece quando um indivíduo transmite e outro recebe uma informação, havendo, portanto, colaboração e transformação. A aprendizagem colaborativa compreende um olhar sistêmico na percepção e interpretação dos acontecimentos, buscando a sinergia das partes e as colocando como indispensáveis para alcançar objetivos conjuntos.

2. Formação de Equipes
Para a formação de uma equipe eficaz é preciso um comprometimento de todos e 
uma coordenação dos esforços em busca dos resultados. Outros fatores, como o número de pessoas, divisão de papéis, liderança e clara visualização das etapas do projeto, podem influenciar o sucesso ou fracasso na busca dos objetivos.

3. Tecnologia na Educação
A transformação tecnológica não implica somente em apresentar a tecnologia, mas em mudanças sociais, culturais e educacionais. É preciso compreender como as pessoas reagem às informações e como isso influencia a cognição e aprendizado para poder criar sistemas que potencializem as inteligências individuais e as façam interagir entre si de maneira coordenada.

4. Comunicação Online
De acordo com Jennifer Preece, renomada especialista em design de interação e interação homem-computador, a maneira como a informação é transmitida pode ser caraterizada de três formas: conversação, coordenação e percepção.

Os recursos de Conversação são para transmitir informações e arquivos com o auxílio de texto, áudio ou vídeo. Os de Coordenação, para gerenciar atividades conjuntas em documentos compartilhados e alterados simultaneamente. Já os de Percepção, para notificar sobre o andamento, divisões e relatórios das tarefas.

Portanto, com o avanço da tecnologia e crescimento de sistemas colaborativos online, o desafio é integrar as formas de transmissão da informação a fim de melhorar a comunicação, a articulação e o andamento das atividades.

 


 


Em pesquisa realizada com estudantes de tradicionais instituições de ensino da cidade de São Paulo e região, pôde-se comprovar as hipóteses sobre fatores que influenciam os trabalhos colaborativos no ambiente online:

A pesquisa foi direcionada à todos os cursos de Pós Graduação e MBA das instituições Anhembi Morumbi | BSP, Belas Artes de São Paulo, ESPM, FAAP e FGV, para observar o comportamento dos estudantes em relação ao tema abordado.

Dos estudantes que participaram da pesquisa, 60% estão entre 20 e 30 anos de idade, recém-formados ou em início de carreira, 29% estão entre 31 e 40 anos, e 11% possuem mais que 40 anos, mostrando presença relevante de estudantes mais velhos, que também estão cada vez mais conectados, segundo recente pesquisa do IBGE, com aumento de mais de 200% de pessoas com mais de 50 anos utilizando a internet, de 2005 a 2011.

Além disso, a pesquisa com os estudantes também retrata que 41% são homens e 59% mulheres, demonstrando que idade e sexo devem ser levados em consideração no desenvolvimento de interfaces digitais para atender diferentes níveis de interação, costumes e percepções. Vejam abaixo a análise completa da pesquisa:

1. Fatores que contribuem para o fracasso de uma equipe:
Em uma escala crescente em que 5 é o indicador de maior contribuição para o fracasso, os fatores com apontamentos em maior porcentagem nos indicadores 4 ou 5 foram: má distribuição de tarefas (43%), falta de participação dos integrantes (33%), falta de método para guias as atividades (29%) e falta de tempo para reuniões presenciais (37%).

Esses apontamentos demonstram que os métodos e a comunicação no meio digital para trabalhos em equipe ainda são ineficientes, já que 90% dos estudantes utilizam sistemas online para se comunicarem e realizarem trabalhos, conforme demonstrado no gráfico a seguir.

2. Como são realizados trabalhos em equipe:
68% presencial e online
22% somente online
10% somente presencial

Apenas 10% dos estudantes realizam trabalhos somente com reuniões presenciais, demonstrando a importância das reuniões online para a comunicação.

3. Grau de importância da reunião online:
43% essencial
41% muito importante
16% pouco importante
0% não é importante

Observa-se um equilíbrio entre as opções essencial e muito importante, com 84% das escolhas, o que reforça a importância de sistemas colaborativos online.

4. Sistemas online mais utilizados pelos estudantes:
35% e-mail
27% Google Drive
24% Skype
11% Facebook
6% outros

Nenhum dos sistemas apontados utiliza recursos de percepção, como notificações sobre o andamento ou divisão das tarefas, demonstrando uma aversão a sistemas com mais controle das ações pela falta de adaptação aos costumes dos estudantes.

5. Recursos para transmitir a mensagem nos sistemas utilizados:
52% conversação
30% coordenação
12% percepção
7% nenhum

Mais da metade (52%) utiliza sistemas com recursos primários de transmissão, como e-mail e skype, que apresentam dificuldade em direcionar as ideias e organizar o conteúdo, além de misturar facilmente informações de diversão e trabalho.

6. Percepção dos estudantes sobre a divisão e andamento das tarefas:
30% total
59% parcial
11% sem percepção

A maioria (59%) apontou ter um controle parcial sobre o andamento das tarefas conjuntas, que somados aos 11% que apontou não ter nenhum controle, 70% dos estudantes encontram algum ou total grau de dificuldade na coordenação do conteúdo com os sistemas utilizados.

7. Sobre a necessidade de sistemas que recursos de coordenação:
98% sim
2% não

O fato de 98% apontar para uma necessidade de mudança, comprova a importância do desenvolvimento de sistemas com recursos que se adequem às necessidades da comunicação e colaboração online e à realidade dos costumes e aprendizado atuais. Para atender os estudantes neste modelo comportamental do século XXI, os sistemas online devem oferecer uma experiência simples e intuitiva.

De maneira geral, a pesquisa realizada com estudantes mostra a utilização de sistemas que apresentam mais familiaridade aos costumes de comunicação atuais, mesmo apresentando certa dificuldade de coordenação das atividades e pouca assertividade na articulação das ideias para objetivos conjuntos.

Ainda segundo Preece, para que essa dificuldade seja minimizada, é necessário integrar as formas de transmissão da informação: conversação, coordenação e percepção, somadas à linhas educacionais, métricas do comportamento comportamental e cognitivo.

Com tecnologias digitais como parte do aprendizado, os estudantes aprendem e compartilham informações de forma rápida e natural, porém, sem haver ainda uma abordagem que integre educação e tecnologia para o envolvimento de estudantes e professores.

A mediação do professor auxilia o acompanhamento adequado das atividades e uma avaliação eficaz em trabalhos conjuntos. Em cursos de curta duração, base da pesquisa deste estudo, a avaliação tradicional pode levar a resultados insatisfatórios no aprendizado, sem que haja tempo para uma readequação.

Portanto, os sistemas online atuais devem apresentar recursos adequados a contexto colaborativo da educação, como área de acompanhamento das atividades e conversa com o professor, entre outros aspectos sistêmicos que permitam o a clara divisão das tarefas e andamento de projetos, além de permitir a avaliação adequada do aprendizado.

Contudo, as instituições de ensino precisam estar envolvidas para incentivar os alunos a desenvolverem suas novas habilidades de colaboração e se sentirem estimulados em compartilhar o conhecimento, pois, por melhores que sejam os sistemas desenvolvidos, ainda serão ferramentas facilitadoras do processo no qual o elemento principal serão sempre as pessoas.



REFERÊNCIA


ALMEIDA, Murilo Teixeira de. Metodologia para Sistema Colaborativo Online. São Paulo, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Pós Graduação em Gestão do Design) – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2013. [Orientadora: Profa. Ma. Leila Rabello de Oliveira].

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Murilo Teixeira Almeida

por Murilo Teixeira Almeida

Graduado em Design Gráfico pelas Faculdades Integradas Teresa D'ávila, pós graduado em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes/SP, com aperfeiçoamento em Comportamento do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência de mais de 10 anos em projetos para mídia impressa e digital, gestão de marcas e desenvolvimento de ações de marketing.

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