Explicando a Detecção de Faces

A detecção de Faces.
A detecção de Faces.

Informática

30/12/2015

Nossas emoções influenciam cada aspecto de nossas vidas, de nossa saúde há como aprendemos, a forma como fazemos negócios e tomamos decisões, grandes e pequenas. Nossas emoções influenciam também como nos relacionamos uns com os outros.

No entanto, elas estão ausentes de nossas vidas digitais, os dispositivos e aplicativos que interagimos com mais frequência não têm nenhuma maneira de saber como nos sentimos. Até agora, pois uma nova e poderosa tecnologia denominada detecção de faces está surgindo. Esta “engenharia emocional” lê suas expressões faciais e determina suas às emoções, tendo grandes aspirações de mudar a forma como interagimos com máquinas e até mesmo uns com os outros.

Mas afinal, o que é detecção de faces? A detecção de faces é um termo tecnológico utilizado quando um software de computador determina a existência, localização e tamanho de um rosto humano em uma determinada foto ou vídeo. O software é inteligente o suficiente para detectar as características faciais e ao mesmo tempo ignorar outros objetos como árvores, edifícios e corpos.

O rosto de uma pessoa é realmente uma fonte muito rica de informações. É possível dizer, simplesmente a partir de um rosto humano se uma pessoa é homem ou mulher, determinar aproximadamente a sua idade, e até mesmo como ela está se sentindo através de suas expressões.

Os seres humanos podem processar rostos muito rapidamente. Leva apenas uma fração de segundo para determinar os atributos-chave de qualquer um que você olhar. No caso dos computadores, no entanto, é um processo um tanto mais complexo.

Em termos simples, um computador tenta realizar a detecção do rosto a partir da análise de uma imagem de vídeo ou uma foto. Em seguida, ele tem a tarefa de determinar se existem rostos presentes nesse quadro, distinguindo esses rostos de qualquer outra coisa que está no fundo. Sendo necessário fazer isto, independentemente da iluminação, orientação ou distância da câmera.

Há um número de métodos que um computador pode utilizar para alcançar este objetivo:

  • Encontrar faces em imagens com fundo controlado;

  • Encontrar faces com base em cores;

  • Encontrar faces com base em movimento.

A detecção facial vem sendo usada para uma série de atividades, sendo muito útil em áreas como controle de acesso automático e comunicação visual por computador. Televisores inteligentes agora podem sentir quando eles estão sendo observados, e ajustar o seu brilho em conformidade. Enquanto robôs, como o R1T1 da Project Company que vai mais além, sendo capaz de reconhecer emoções, estimar a idade, reconhecer expressões faciais, rastrear os olhos, reconhecer o gênero e etnia, mensurar a atenção, reconhecer o estilo de roupa e até mesmo o humor da pessoa que está sendo analisada.

Quem sabe o que o futuro nos reserva. Deixe me saber sua opinião nos comentários.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Antonio Henrique Dianin

por Antonio Henrique Dianin

Possui Master Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, é Especialista em Engenharia de Produção e Logistica, Especialista em Transações Imobiliárias, graduado em Engenharia de Produção. Fluente em Inglês, Espanhol e Português. Sua experiência profissional - 12 anos - como executivo de empresas inclui projetos em uma ampla área do conhecimento.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93