Download ilegal é proibido na França

Franceses serão punidos com o corte da rede
Franceses serão punidos com o corte da rede

Informática

16/05/2009

Foi aprovada a lei que proíbe o download ilegal de músicas e filmes na França. De acordo com as novas regras, as pessoas que forem pegas baixando arquivos de forma irregular, serão punidas com o corte temporário da internet.


A França é o primeiro país do mundo a ter uma lei do tipo, visando reprimir os piratas da rede. A notícia animou a indústria do entretenimento, que apoia a medida francesa, junto com o presidente Nicolas Sarkozy.


Porém, militantes do direito pela privacidade se manifestaram contra o projeto. Críticos defendem que a lei atingirá o alvo errado, uma vez que muitos usuários se conectam com a internet em lan-houses ou ainda, com IP mascarado, o que seria praticamente impossível de rastrear.


A nova lei procederá enviando avisos por e-mail (dois), seguido de uma carta. Se o internauta persistir em realizar downloads ilegais dentro de um ano, terá o acesso cortado por um período de dois a 12 meses, sem interromper o pagamento pelo serviço.


O projeto francês foi aprovado por 296 votos a 233

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93