19/05/2016
Ferramenta e Tecnologia
3G e 4G são tecnologias que irei focar. Pretende-se mitigar os sinais ruins em lugares específicos. Primeiramente, as redes de telefonia têm que ter suporte para ambas tecnologias. Pois, não adianta oferecer um serviço 4G para ambientes que a infraestrutura suporta 3G, já que isso poderia causar consequências muito ruins como, por exemplo, as telefonias oferecem um serviço 4G, mas o local não suporta ou não tem essa estrutura e tecnologia, o desempenho de uma rede poderia cair de uma rede 4G para 2G.
E uma das ferramentas que utilizaria é rede em nuvem e o Big Data.
Por que nuvem?
O conceito em nuvem é abrangente, porém eu irei explicar: DNS ou servidores DNS que fazem a conversão do nome no browser em um número IP. Quanto mais rápida é essa conversão, melhor é o desempenho. Por isso, essa necessidade de servidores DNS, já que a tecnologia aceleraria esse processo. E, por fim, o Big Data. Estamos em uma era de fluxo de extenso streaming de vídeo, voz e e-mail, e o Big Data seria um complemento para isso, para analisar os dados e redistribuir essas informações da melhor forma possível.
Estrutura
Como toda tecnologia, é preciso ter um sistema para funcionar e, neste caso, um algoritmo que implemente para, então, tentar mitigar o problema proposto, ou seja sinal baixo de rede.
Número Mágico
O que é isso? Número mágico na matemática é uma matriz que somando as linhas x e y o resultado deve ser o mesmo.
Veja o exemplo abaixo:
A ideia que estou mostrando é uma forma de mitigar o problema de uma rede criando um algoritmo para isso. Mas, por que quadrado mágico? Vamos supor que uma operadora tem um plano 10GB para uma cidade que vou chamar de Duque de Caxias que, sequentemente, tem os bairros pertencentes a ela e áreas que cobre. A velocidade de download é 600kbps e upload 200kbps, o objetivo é usar a matriz, ou seja, o quadrado mágico para registrar a velocidade de download e upload. Vamos supor que tenho uma classe upload que a cada 10 minutos registrar a velocidade dela.
Veja:
Região A 200 150 100 = velocidade registra em 30 min. 450 kpbs
200 200 200 = velocidade registra em 30 min. 600 kbps
200 200 200 = velocidade registra em 30 min. 600 kbps
Meu quadrado mágico neste exemplo deve ser aproximadamente 600kbps. Se, no total de 90 minutos, o quadrado estiver abaixo da média, então deve imprimir monitor “rede baixa” e buscar o(s) locais(s) aonde ocorre isso. Então, iniciar um protocolo de correção para isso inclui verificar a distância das torres: longe, perto, se está na área de cobertura e busca redes alternativas para intensificar o sinal e restabelecer o sinal para aproximadamente 600 kbps. E, fazer isso uma vez por dia e no final de 30 dias imprimir histórico de velocidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Principais Qualificações Analista de Sistemas e Escritor Formação SUPERIOR CURSANDO: Analise e Desenvolvimentismo de Sistemas. Game Developer Inglês Avançado. Informática Linguagens de Programação C++, Java, Delphi C#, Javascript e PHP
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93