Tem medo de falar em publico? Treine mais!

Tem medo de falar em publico! Treine mais
Tem medo de falar em publico! Treine mais

Iniciação Profissional

01/03/2013

Porque será que existe tanto medo de estar em frente ao publico? Mil coisas, correto? Pode ser que você só tenha vergonha ou pode ser uma grande fobia. Pode ser que isso te deixe tão nervoso que você quase não consegue falar ou nem imaginar isso um dia na vida. Mas, e se você precisa comunicar-se em publico por causa do seu trabalho? É esse o seu caso? Não fique triste e nem se desespere por isso, você precisa de treinamento!

Nem tudo na sua vida é um problema ou motivo de desencanto, às vezes você só precisa treinar mais. Isso mesmo que você pensou... Ensaiar? Exatamente! Ensaiar mais sua comunicação. Pode começar com os amigos, com a família ou com seu amor. Mas precisa ensaiar. Mudar o tom, testar sua voz e pedir a opinião de todos que conseguir. Só não vale pedir opinião da mãe! Claro que a mãe não pode! Afinal de contas você precisa da avaliação de uma pessoa que não te ama ou não te conhece. Enfim, achar alguém que nunca te viu falando em publico e pedir a opinião dele!

Aqueça sempre a voz, principalmente se você trabalha usando-a o dia inteiro. Não tenha medo de aquecer. Você pode fazer uma brincadeira suave com sua voz usando pronúncias de vogais. Por exemplo; AAAAA...EEEEE....IIIIIIIIII.....OOOOO.....UUUUUUU e Vá alternando com silabas SI,FU,CHI,PÁ para aquecer o diafragma e aquecer sua voz. E nada de comer doces e principalmente chocolate, que gruda nas cordas vocais, quer comer algo antes de falar? Capriche na maçã, ela limpa suas cordas vocais e é muito mais saudável.

Evite bebidas gelada afinal você acabou de aquecer a voz. Lembre-se, sua voz aquecida fica mais bonita e suas cordas vocais agradecem. Não há nada melhor do que falar com a voz tranquila, mas isso só vai acontecer se você controlar seus ânimos.

Ficar nervoso é normal até para quem têm experiência, o que muda é como você gerencia isto. Respire fundo, pronuncie todas as palavras até o final. Geralmente as pessoas nervosas não terminam as palavras ou falam muito baixo o final delas.

Articule bem. Abrir bem a boca quando precisa abrir ajuda muito o ouvinte. Lembre-se comunicação não é o que você diz é o que outros entendem!

Cuidado com os gestos repetidos no palco ou na plenária é muito comum pessoas aumentarem o nível de gestos ou usarem as mãos sem critério, o não verbal (gestual) diz muito sobre você e é facilmente identificado se você está ou não nervoso, outro truque vencido e assumir o nervosismo, relaxe e não assuma isso converse sempre olhando nos olhos da plateia e não apenas na linha do horizonte, isso aumenta o foco de atenção, mude o tom da voz para não ficar monocórdio, e respire sempre!

Lembre-se o nosso cérebro é curioso e para evitar uma apresentação chata divida os temas conforme o tempo que vai ter, mesclando o assunto que você domina muito com um que não domina tanto, se você usar no início o tema que tem maior domínio corre o risco de o final ficar chato, quebre bem o gelo no inicio, que isso já melhora muito o foco de atenção do publico! Lembre-se tudo é treino! Jones Calisto

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jones Calisto

por Jones Calisto

Jones Calisto, 31 anos nascido em Porto Alegre- RS, radicado em São Paulo desde 2007, Formado Teatro escola de Porto Alegre, atualmente estudou Filosofia no Centro Universitario Claretiano. Foi Coordenador de T&D de diversas empresas com Destaque ao Consorcio Chevrolet, e TIM Brasil atualmente responsavel pelo Desenvolvimento de pessoas da Bunzl Ideal.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93