Noções de construção civil

É preciso conhecer a documentação do lote
É preciso conhecer a documentação do lote

Iniciação Profissional

24/03/2014

Conceitos Básicos
O Técnico em Transações Imobiliárias não é um profissional que atua na área de projetos ou construção de imóveis, mas deve possuir conhecimentos básicos na área de construção civil, necessários para o vendedor. Estes conhecimentos vão desde o fundamental de uma obra, que é o terreno, até o acabamento da construção.


Terreno
Primeiramente, seja para vender, comprar ou construir, é preciso conhecer a documentação do lote ou se o loteamento está em ordem. Os terrenos podem ser planos, superfície uniforme ao nível da rua ou não.


Chamamos de aclive o terreno que tem inclinação ascendente a partir do logradouro até o fundo.


Declive é o terreno descendente em relação ao logradouro.
São chamados de logradouros os locais destinados à circulação. Eles podem ser ruas, avenidas, praças, vielas entre outros.


Terraplanagens são os trabalhos necessários para alterar o relevo do terreno - aterro, escavação ou rebaixamento.


Consistência do solo
Diz-se que um solo é consistente quando as suas partículas são pouco escorregáveis, isto é, quando há bom índice de aderência entre elas. Toda compressão, exercida pela construção em terreno consistente, fica bem mais distribuída.


Convém não confundir consistência com incompressibilidade (terreno indeformável que suporta grande carga sem ceder). As primeiras camadas do solo são, geralmente, compressíveis, porém, as mais profundas são menos compressíveis. Estes dados são de particular importância para o construtor, no momento em que projetar as fundações de um edifício.
Orientações sobre Topografia
Para se obter boas condições de insolação e ventilação dos vários cômodos de um imóvel, é preciso conhecer a posição norte verdadeira, que nos dá a posição do sol e a direção dos ventos, como determina o código de obras.


• Planimetria.
Para se conhecer a forma de um terreno, é necessário levantar e desenhar o seu perímetro, levantar um terreno e medi-lo, isto é, colher as distâncias e ângulos que possibilitem o desenho de sua configuração horizontal e seu dimensionamento. A este tipo de levantamento dá-se o nome de planimétrico ou planimetria.


• Altimetria.
É o levantamento topográfico feito para se obter as cotas verticais, ou seja, alturas e diferenças de nível em relação a uma superfície de nível de comparação.


• Curvas de nível.
É uma linha imaginária que representa pontos com a mesma cota ou altitude.


Efetuando um corte AB, o ponto onde a curva de nível intercepta o plano de corte fornece a cota vertical para este plano. Ligando os vários pontos das respectivas curvas de nível, temos o perfil do terreno desejado e, portanto, a configuração geral altimétrica. As curvas de nível são representadas em levantamentos topográficos de metro em metro (2,00 m – 2,00 m; 5,00 m – 5,00 m).


Ao observarmos, em um loteamento ou planta de um terreno, a distância entre as linhas de curva de nível, podemos concluir qual é a inclinação do terreno. Quanto mais próximas umas das outras, mais íngreme (grande declive) é o terreno e quanto mais distante umas das outras, mais plano é o terreno.
Observe este exemplo:
Um corretor, que se encontra de plantão em uma imobiliária, recebe um cliente.
Cliente: Quais os lotes disponíveis e sua topografia no loteamento da rua Bragança?

Corretor (tomando a planta em suas mãos): Os lotes disponíveis são os de n. 3 e 4 do lado direito da rua, e 7 e 8 do lado esquerdo. Os números 3 e 4 são lotes em declive, que descem em relação ao nível da rua. Já os lotes 7 e 8 são lotes em aclive, que sobem em relação ao nível da rua.

Cliente: Muito bom, para mim, são interessantes os de número 3 ou 4, pois eu quero construir a garagem e a sala de jogos no subsolo. Mas, antes de iniciarmos os detalhes do negócio, permita-me perguntar como você chegou a conclusão da topografia dos terrenos, pois observei que na planta dos lotes, nada está escrito sobre a mesma?

Corretor: O senhor está vendo essas linhas e números que estão sobre a planta?

Cliente: Sim, estou.

Corretor: Estas linhas são chamadas curvas de nível e indicam a variação das cotas ao longo do terreno. Quando a numeração é crescente (11, 12, 13 etc.), como nos lotes 7 e 8, o terreno sobe em relação ao nível da rua e, quando é decrescente (14, 13, 12 etc.) em relação ao nível da rua, caso dos lotes 3 e 4, o terreno desce.

Cliente: Muito interessante. Vamos aos negócios.

Na elevação, as curvas de nível que têm menor valor envolvem as de maior valor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93