Venda de MP3 pode ser proibida

Música alta prejudica audição das pessoas
Música alta prejudica audição das pessoas

Iniciação Profissional

31/03/2009

Ouvir música alta pode ser muito prejudicial a saúde auditiva das pessoas. Sendo assim, o deputado Jefferson Campos (PTB-SP), criou um projeto de lei, que ainda está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados, prevendo a proibição da venda de aparelhos eletrônicos como MP3 Player e até celulares, que ultrapassem a marca de 90 decibéis, o que equivalente ao barulho de uma avenida movimentada.

Atualmente estes aparelhos de áudio são capazes de alcançar 120 decibéis, o que é equivalente ao ruído produzido por uma turbina de avião durante a decolagem.

Os jovens são os mais afetados, uma vez que utilizam fones de ouvido que não filtram o som ambiente e, geralmente, são de baixa qualidade, o que “obriga” o usuário a aumentar o volume.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93