02/03/2016
Os olhos do mundo todo estarão voltados para o Brasil nos próximos anos. Além de receber eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, o país assume uma posição cada vez mais importante na economia global e enfrenta o desafio de promover investimentos mais que necessários em infraestrutura e o crescimento de indústrias estratégicas, como a de óleo e gás. Neste cenário, cresce a procura por um tipo de profissional que ainda é escasso no mercado: o gerente de projetos.
É ele quem garante que tudo será entregue no prazo prometido, dentro do orçamento previsto, utilizando os recursos certos e com o mínimo de risco possível. Segundo dados do Project Management Institute (PMI), associação que reúne e certifica profissionais do setor, até 2020 serão criados 13 milhões de novos postos de trabalho para quem atua na área no Brasil. Os salários giram em torno de 12 mil reais mensais, podendo chegar, em alguns casos, a até 50 mil reais.
Profissionais das áreas de engenharia e administração são os mais requisitados, mas não há restrição em relação ao perfil de profissional que pode se dedicar à carreira. Algumas habilidades, no entanto, fazem toda a diferença no currículo de quem quer se sair bem na gestão de projetos. Saiba quais são elas:
1. Saber liderar e delegar
O primeiro passo para se dar bem nessa função é saber comandar e distribuir responsabilidades. Para que o projeto avance, é preciso saber delegar. Um bom gerente de projetos não pode ser centralizador.
2. Conhecer o time
Outro atributo necessário é entender bem quais são os pontos fortes e fracos da equipe. Conhecendo as habilidades e a forma de trabalhar de cada um, o profissional poderá extrair todas as qualidades do seu grupo.
3. Ter visão do todo
Além de conhecer bem os recursos que tem à disposição, o gerente de projetos precisa ter a capacidade de olhar o panorama geral e entender como cada um pode contribuir melhor para que o objetivo final seja alcançado.
O gestor não precisa ser especialista em todas as áreas que estão debaixo do seu guarda-chuva, mas deve entender como elas funcionam e interagem.
4. Ser bom comunicador
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais importantes de um gerente de projetos. Entre as atribuições da função está a de negociar com diversas áreas e diferentes profissionais para garantir que todos se entendam e que o projeto caminhe sem tropeços e desentendimentos.
Pesquisas dão conta que mais de 80% do tempo de um gerente de projetos é dedicado à comunicação.
5. Administrar bem o tempo
Mais que qualquer outro gestor, quem comanda projetos precisa estar sempre antecipando cenários e antevendo problemas. O “agora”, muitas vezes, tem menos importância do que aquilo que está planejado para os próximos dias. Por isso, ser extremamente organizado e saber administrar bem o tempo - tanto o próprio quanto o da equipe - é uma habilidade essencial neste setor.
6. Trabalhar sob pressão
A capacidade de lidar com cobranças e deadlines é outro pré-requisito importante. Aqui entra, também, a flexibilidade para fazer mudanças e adaptações, pois imprevistos podem acontecer ao longo do caminho.
Além de reagir rapidamente, o gestor deve ser capaz de analisar qual será o impacto de cada decisão no tempo de execução e no orçamento do projeto.
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