29/09/2016
Quando pensamos ou ouvimos a palavra profissional, nos atentamos apenas a quem desempenha ou faz muito bem o seu trabalho, com maestria. Exemplo: aquele artista é muito profissional, desenha, pinta, esculpe, muito bem, isto é, faz bem a sua profissão.
Mas não é apenas isto, quando falamos de profissional, profissionalismo, vai muito além do trabalho que a pessoa, ou o funcionário, desempenha. Nos dias atuais, mais do que ser um excelente profissional, no mundo corporativo temos que ser um colaborador de alta performance, um colaborador profissional.
Ser um excelente colaborador vem depois de sermos excelentes conosco mesmo, pois aquele que não é comprometimento com ele mesmo, não será comprometido nem mesmo com as pessoas que são importantes em sua vida, os seus pais por exemplo.
Quando somos comprometidos com nós mesmos, seremos comprometidos com todas as demais pessoas que fazem parte da nossa vida, quer seja a família, na comunidade, na escola, no trabalho, ou onde e com quem estejamos.
Por isso, com o avanço da “tecnologia” do sucesso profissional, quando dizemos, atualmente, sobre um profissional, quer seja executor, quer seja um gestor, um CEO, estamos falando de um horizonte muito amplo, horizonte este que vem desde a educação familiar, caráter, personalidade, postura, conduta, até o conhecimento técnico profundo, da profissão que exerce.
Segundo Luciano Lima: “Na minha opinião profissionalismo vai muito além do conhecimento técnico, ele é norteado pelos conhecimentos periféricos, pelo caráter e nobreza de seus gestos aliados ao conhecimento, mesmo não obtendo todo conhecimento a cerca de uma profissão, este poderá agir com profissionalismo”.
Atualmente, mediante toda concorrência por uma vaga no mercado de trabalho, o profissional deve ser a pessoa com muita eficácia em sua conduta e com sabedoria para o trabalho que irá executar, conhecimento esse por formação técnica ou de prática.
Um grande profissional é aquele que tem um bom relacionamento com todos, é ponderado, sabe interagir com a equipe, com os clientes, com os fornecedores, com todos os que estão ao seu redor e detém a capacidade para desempenhar suas atividades com eficácia. É humilde na postura de saber que não é o dono da verdade, e que pode aprender ainda mais com qualquer outro profissional, pessoa, situação, erros.
Lembrando que ser humilde não é deixar ser massacrado, pisado, escravizado, por outro que tem um ego perigoso, pelo “eu” maléfico.
Ser apenas uma pessoa de bem ou ser apenas um excelente conhecedor do seu trabalho, não atende as necessidades do mercado de trabalho atual, temos que ser o profissional, fazer com eficácia, surpreender, ser polivalente, proativo, visualizar o horizonte, ter “olhos de águia”.
Seja um excelente colaborador, isto é, a soma de um ser humano que possui qualidades, conduta, postura, caráter, positivo e um grande conhecimento técnico na área em que atua.
Um excelente colaborador será um grande profissional, independente da situação, sempre terá um “time” para jogar.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduando em Gestão Empresarial, com longa experiência em Gestão Administrativa, Atendimento, de Pessoas e Operacional, desenvolvida ao longo de 23 anos de carreira em empresas como IBM, Unilever, Sawana, e VALID S/A.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93