02/02/2018
Uma entrevista de emprego é sempre um momento importante, que pode ser decisivo para garantir ou não a oportunidade desejada. Por isso, é comum que as pessoas fiquem apreensivas e até um pouco nervosas ao passar por tal situação.
Não basta ter um bom currículo ou as características mais procuradas. Mesmo que o candidato seja muito preparado e competente, é preciso saber se colocar da melhor maneira possível para se sair bem e conseguir a vaga.
Precisa de algumas dicas para ajudar nesse processo? Então, não deixe de ler o post a seguir!
1. Pesquise sobre a empresa
Participar de um processo seletivo é demonstrar interesse em fazer parte da equipe de uma empresa. Logo, é imprescindível fazer a lição de casa e pesquisar sobre a instituição.
Até porque você pode descobrir que a cultura e os métodos de trabalho adotados não estão de acordo com os seus valores e ideais — o que é capaz ainda de gerar conflitos e insatisfação, se houver mesmo a admissão.
A internet ou algum dos funcionários da empresa podem ser boas fontes de informação. O importante é não chegar para a entrevista sem saber conceitos básicos como o que ela produz ou oferece, um pouco da sua história, posicionamento no mercado e principais concorrentes.
2. Mantenha uma boa postura de apresentação
O candidato pode começar a ser avaliado desde o momento em que põe o pé no local da entrevista. Portanto, é fundamental estar atento à postura, evitando atitudes que possam comprometer a sua imagem.
A começar pelo vestuário, uma boa dica é se vestir como se já estivesse trabalhando na empresa. Ou seja, analisar se o ambiente é sério e requer formalidade ou é mais inovador e despojado. Na dúvida, é melhor optar por roupas mais sociais e neutras.
Outros fatores que podem fazer a diferença e devem ser observados com atenção são:
Pontualidade (considere o trânsito e imprevistos);
Linguagem corporal;
Educação, gentileza e respeito com o próximo;
Erros de português, gírias e palavrões;
Críticas excessivas a chefes e empregos anteriores;
Postura na sala de espera;
Estar descansado e bem-disposto;
Evitar exageros em relação a roupas, perfume, piadas etc.
Tenha consciência desses pontos e não dê chances para o azar. É aquela velha história de que "a primeira impressão é a que fica". Você pode não ter outra oportunidade de passar uma imagem diferente.
3. Esteja afiado
Nada pior do que possuir as habilidades profissionais necessárias e se dar mal por insegurança ou esquecimento. Tudo bem que o nervosismo pode influenciar um pouco, mas antes mesmo do dia chegar, trabalhe a sua memória e pense previamente em determinadas situações.
Algumas questões que geralmente são tratadas envolvem as experiências em outras empresas, liderança de grupos, viagens internacionais, ações sociais, preferências pessoais etc.
A ideia é que você tenha em mente os melhores exemplos, para passar maior segurança quando for responder às perguntas feitas pelo entrevistador. Caso contrário, pode seguir em um discurso vazio de conteúdo, que influencie de maneira negativa no resultado final.
4. Valorize suas experiências
Uma carreira profissional é construída ao longo da vida e cada experiência conta para a sua formação. Não se esqueça de valorizar cada passo da sua jornada, desde os trabalhos desenvolvidos na faculdade até a bagagem adquirida em empregos anteriores.
Saiba como seu conhecimento pode contribuir para a empresa e sua nova função. A partir disso, resgate na sua memória pontos favoráveis que possam acrescentar positivamente ao cargo e à instituição.
Contudo, não conte histórias demais, especialmente as que não tenham nenhuma relação com as habilidades potenciais para a vaga. Muitas pessoas se perdem em casos da vida pessoal e profissional que não contribuem em nada para no momento da entrevista.
5. Faça perguntas
Não volte para a casa com dúvidas. Uma entrevista de emprego deve ser uma oportunidade para ambas as partes se conhecerem melhor. Diante disso, não hesite em fazer perguntas apropriadas, mostrando o seu empenho e interesse pelo negócio.
Mas é claro que as dúvidas devem ser coerentes, lembrando que antes você deve ter feito a sua lição de casa. Perguntar coisas bobas — o ramo que a empresa atua, por exemplo — pode indicar despreparo.
Apenas tome o cuidado de não tentar levar a situação para um bate-papo muito descontraído e sem compromisso. É importar se sentir à vontade, mas não se esqueça de que você está sendo avaliado e aquela situação não é uma conversa entre amigos.
6. Não minta
Há uma tendência, até mesmo quase involuntária, de querer parecer o candidato ideal para conquistar a vaga. E, com isso, surge o risco de mentir sobre alguns detalhes, e aumentar uma ou outra coisa a seu favor.
Mas essa não é uma boa estratégia. Se você for mesmo contratado, não é bom descobrir que os fatos a respeito da sua personalidade, competências ou experiências contadas na entrevista não eram reais.
Além disso, normalmente os recrutadores conseguem identificar diversos deslizes. Eles até costumam fazer pesquisas prévias nas suas redes sociais. Então, na mesma hora você pode perder a sua chance se estiver mentindo ou elaborando coisas demais para impressionar.
É importante também ser sincero quanto à sua posição atual: se está trabalhando em outra instituição, cumprindo aviso prévio, desempregado, com algum problema de saúde, grávida etc. Deixar que a empresa escolha você e depois surgir com empecilhos é muito desagradável.
7. Seja você mesmo
É preciso entender que manter a sua personalidade é sempre a melhor alternativa. Por exemplo, parecer uma pessoa extremamente desenvolta e extrovertida na entrevista pode levar a um cargo que exija que você seja assim o tempo todo. Portanto, se essa não for a sua realidade, provavelmente você vai se dar mal.
Ser verdadeiro e fiel às suas referências e motivações com certeza renderá bons frutos. Talvez não na primeira ou na segunda oportunidade que aparecer. Mas em uma que realmente seja adequada ao seu perfil e com a qual você possa contribuir da melhor maneira.
Enfim, uma entrevista de emprego requer que esses tipos de cuidados sejam tomados para não desvalorizar o seu potencial.
Gostou de conhecer as dicas acima? Confira o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo a frente na sua carreira profissional.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93