07/02/2018
Existem características essenciais para que você seja considerado um profissional de sucesso, ou seja, de alta performance. Em um mercado de trabalho com disputas acirradas por boas vagas de emprego, esses pontos de sua personalidade tornam-se ainda mais importantes: eles podem ser o seu verdadeiro diferencial em meio à concorrência.
O cotidiano dentro de uma empresa não é algo simples. É preciso que você seja versátil, adaptável, empático e saiba lidar com todo o estresse e a correria dos imprevistos que surgem à sua frente. Nesse contexto, a inteligência emocional mostra-se imprescindível para driblar os problemas e conseguir boas resoluções.
Mas o que é a inteligência emocional, afinal? Por que muitos dizem que ela é o segredo para alavancar a carreira? Continue nos acompanhando e entenda!
O que significa "inteligência emocional"?
É fato que todo ser humano é composto por vários lados complexos. Foi-se o tempo em que o mundo era dividido em dois lados opostos, não acredita-se mais que existem pessoas puramente boas ou puramente ruins. Somos todos formados por um conjunto de características que podem despertar sentimentos diversos conforme a nossa vivência.
Existem, no entanto, pessoas impulsivas e pouco racionais. Aquelas que se exaltam, parecem não ter filtro e falam sem pensar. Indivíduos que agem dando muito mais valor às emoções e deixando de lado todo e qualquer contexto no qual estão inseridos. A inteligência emocional é um traço de pessoas que fogem desse padrão.
Uma pessoa emocionalmente inteligente é racional, comedida, equilibrada e, acima de tudo, pensante! Ela não se deixar levar pelo calor das situações: calcula suas palavras e atitudes, e busca não se deixar afetar por qualquer coisa. Aliás, essas pessoas procuram sempre pensar no que as levou a se sentirem de determinada forma.
É exatamente aí que reside o lado racional do profissional: com essa característica, ele passa a entender o motivo de se incomodar com alguns fatos, o porquê de ter alguns sentimentos à flor da pele e, a partir disso, trabalhar para melhorar continuamente.
De forma geral, a inteligência emocional é a capacidade de entender e administrar suas emoções e sentimentos, procurando reagir às situações sempre da melhor maneira possível (levando em consideração também a personalidade das outras pessoas e procurando balancear os "dois lados").
Como ela pode ajudá-lo a alcançar o sucesso profissional?
Com essa breve explicação, você já deve ter entendido como ser emocionalmente inteligente pode ser algo benéfico para todos os aspectos de sua vida, incluindo família e relacionamentos. Mas como esse traço tão positivo da personalidade pode auxiliá-lo na jornada do mercado de trabalho?
Confira alguns dos pontos positivos mais perceptíveis:
Agir menos por impulso
Investindo em sua inteligência emocional, agir por impulso vai ser algo raro em sua vida. A racionalização das situações é uma das principais atitudes de quem tem essa característica. Assim, você pensará muito mais antes de falar ou fazer algo.
Mas por que parar de agir por impulso é algo bom? É o que você confere no próximo tópico!
Errar menos
A impulsividade pode ser um grande defeito do ser humano, principalmente quando inserida em contextos profissionais. Dizer coisas ou tomar atitudes sem realmente pensar no que se está fazendo é uma furada, já que pode levar a erros e, além disso, magoar pessoas ou deixá-las com raiva.
Quando agimos de forma impulsiva, não paramos para analisar as consequências de nossos atos. Será que o que você está fazendo é realmente o melhor para aquela situação? Como as pessoas reagirão frente a isso? Você atingirá o resultado esperado? É possível que as respostas para essas perguntas sejam negativas.
A inteligência emocional é o caminho para o equilíbrio e, assim, para o acerto. Ao tentar entender a situação ao máximo e, de certa forma, racionalizar os seus sentimentos, suas atitudes serão muito mais focadas na eficiência. É sucesso na mira, principalmente quando falamos de decisões importantes no trabalho.
Ser mais produtivo
A produtividade de quem possui inteligência emocional é, certamente, maior do que o comum. E isso se deve a um simples motivo: pessoas mais equilibradas, que gastam menos tempo vivendo as situações de forma pouco focada, têm maior chance de definir prioridades.
Se você atingiu um certo nível de autoconhecimento, já vive a sua vida profissional de forma harmônica o suficiente para conseguir se organizar mais e ser mais focado no que realmente importa — suas tarefas e projetos, e não todas as emoções diárias geradas por desentendimentos, por exemplo.
Saber se relacionar
Relacionar-se com as pessoas não deve ser um objetivo. Os relacionamentos, na verdade, são a base de qualquer aspecto de sua vida, já que não podemos fazer quase nada nesse mundo sozinhos.
E, no trabalho, você terá que lidar com pessoas constantemente: seu chefe, seus colegas, clientes etc. Não é à toa que os profissionais buscam cada dia mais melhorar suas habilidades interpessoais. Mas como tirar bons frutos disso?
A inteligência emocional, por todos os fatores que citamos anteriormente, faz com que você seja alguém com menos problemas para se relacionar — afinal, é muito mais fácil se aproximar de uma pessoa pouco impulsiva e que leva em conta os seus sentimentos antes de agir, certo?
Uma das maiores características do inteligente emocional é saber lidar com as adversidades e as diferenças, aspectos que ficam claros quando estamos em um relacionamento — seja com quem for. Se você sabe fazer uma análise melhor dos contextos, das situações e da sua própria personalidade, com certeza saberá tratar melhor quem o cerca.
E isso é imprescindível para quem deseja impulsionar a vida profissional: saber conviver, evitar fadiga e conflitos e, principalmente, resolver problemas. Tudo isso com base em quem você é — e não fingindo ser outra pessoa!
Como ser emocionalmente inteligente?
As pessoas não nascem com a tão desejada inteligência emocional, não é um dom ou presente divino. Na verdade, é possível desenvolver esse traço ao longo da vida, mudando pequenas atitudes e fazendo exercícios diários para se compreender melhor.
É claro que existe um perfil que conseguirá ser emocionalmente inteligente com maior facilidade. São, geralmente, pessoas naturalmente mais tranquilas e pouco impulsivas, por exemplo. Mas é sempre possível trabalhar seus pontos fortes e atingir o segredo para crescer sem parar no mercado!
Veja alguns fatores que podem ser pensados durante o seu dia a dia e que você deve estar disposto a alcançar:
Automotivação;
Adaptabilidade;
Foco;
Conexões.
E aí, você se considera mais próximo de atingir o sucesso em sua carreira depois de entender um pouco melhor a inteligência emocional e os seus benefícios? Então confira o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo à frente na sua carreira profissional.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
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