Conhecendo a profissão - Responsabilidades

O representante comercial não atua meramente como um simples vendedor.
O representante comercial não atua meramente como um simples vendedor.

Iniciação Profissional

27/04/2015

Dia a dia de um representante comercial

O representante comercial não atua meramente como um simples vendedor. Dentre todas as suas funções, está a de responsabilizar-se pelo produto que representa e comercializa.

Mas até que ponto o representante comercial pode ser responsabilizado por este produto?

Inúmeros trabalhos foram desenvolvidos sobre este tema, sem se chegar a uma conclusão objetiva. Se observarmos apenas a lei, veremos que não há disposições concernentes às suas responsabilidades, em especial como elemento integrante da cadeia de consumo. Como tal, podemos considerar que o representante comercial se iguala ao papel de comerciante e que, nesta qualidade, possa ser titular de responsabilidades no âmbito do Código de Defesa do Consumidor.

Se o objetivo do Código de Defesa do Consumidor é proteger os interesses dos consumidores e propiciar-lhes os instrumentos necessários para agir contra todos aqueles que, de forma direta ou indireta, tenham lhe causado algum dano. Não justifica que, o representante comercial seja colocado em uma posição privilegiada, isenta de responsabilidade, como se não participasse de todo o processo de fornecimento. Pelo contrário, é participante ativo deste processo ainda que não tenha tido contato direto com o consumidor final.

Desta forma, nosso objetivo é informá-lo que, assim como qualquer outro negócio, a atividade de representante comercial envolve riscos que devem ser considerados ao se definir as empresas que deseja representar.

Ao escolher empresas para representar, o representante deve adotar alguns cuidados:

• Verificar se os produtos oferecidos pela empresa e seu respectivo ramo de negócios atende seus interesses e está dentro de suas especialidades. Muitas vezes, assumir o compromisso de vender um produto sem conhecer profundamente o seu mercado pode ser um erro que vai levar sua representação ao descrédito.

• Faça uma pesquisa junto ao PROCON (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) para verificar possíveis reclamações sobre a empresa e produtos oferecidos por ela. Verifique também, se ela cumpre os prazos combinados com seus clientes.

• Faça um bom contrato de representação. Não assine nenhum documento sem antes passar pela leitura de um advogado de sua confiança. Ele pode achar lacunas que talvez você não tenha percebido.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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por Colunista Portal - Educação

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