Dia a dia de um representante comercial

A principal função de um representante comercial é fazer a mediação.
A principal função de um representante comercial é fazer a mediação.

Iniciação Profissional

27/04/2015

A principal atribuição de um representante comercial é fazer a mediação de negócios para o representado, agenciando propostas e pedidos, acompanhando todo o processo até o final, que é a entrega do produto ao cliente e o seu respectivo pagamento.

No entanto, em seu dia a dia de trabalho, é exigido muito mais do que simplesmente verificar se o produto chegou ao seu cliente e se este realizou o pagamento. A rotina diária de um representante comercial compreende:

Viagens: O representante deve viajar pela região sob sua responsabilidade para visitar, vender para seus clientes e buscar novos parceiros. Estas viagens devem ter uma periodicidade e geralmente são feitas de carro.

Relatórios
: Apesar de os mais práticos acreditarem que é perda de tempo, uma vez que ele é o dono do negócio, a elaboração de relatórios e mapas de gastos, visitas e vendas realizadas, pode ajudá-lo a identificar algumas falhas que venha a ter na condução do negócio e avaliar se a comissão paga está sendo suficiente para cobrir as despesas e ainda gerar lucro.

Estabelecimento de metas: Estabelecer a cota de vendas que deve realizar e principalmente tentar superá-la é fundamental para o crescimento do negócio. Afinal, seus ganhos são comissionados e só o aumento nas vendas pode proporcionar o aumento na sua receita.

Novos clientes
: Conhecer sua área de atuação e os possíveis clientes que nela se encontram é fundamental para o crescimento do negócio. Assim, aproveite as viagens para realizar novos contatos e abrir possíveis portas.

Rotinas de fornecedores e clientes:
Conhecer as rotinas de crédito, expedição e entrega dos seus representados e de seus clientes é importante para manter a calma em um eventual problema de entrega ou pagamento. Da mesma forma, o representante é responsável por encaminhar reclamações de clientes e intermediar a devolução de produtos com defeitos.

Apresentar-se ao “mundo
”: O representante tem a obrigação de se mostrar no mercado em que atua. Por isso, deve participar de todas as feiras e conferências que seja possível, fazendo contatos e trocando cartões. Esta é uma grande oportunidade de aumentar seu rol de empresas que representa e de clientes.

Manter-se atualizado
: O seu cadastro de clientes é o coração de seu negócio. Portanto, trate de mantê-lo sempre atualizado. Ainda: mantenha-se atualizado sobre o portfólio de produtos oferecidos por outras representadas e pelos concorrentes, a fim de que possa defender o seu produto se comparado ao de um concorrente.

Criatividade:
Use suas experiências e criatividade para desenvolver novas ideias e assim, atrair novos clientes.

Pontualidade
: Ser pontual com seus clientes e seus representados são o mínimo que esperam de você.

Tecnologia:
Atualmente, no lugar da papelada habitual, o representante carrega um laptop. A tecnologia torna a relação com a representada e com o cliente mais ágil e profissional. Inclusive, já existem no mercado, softwares que organizam e otimizam as informações e tarefas pertinentes ao trabalho de representação comercial com um baixo investimento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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