"Jovens adultos" se adaptem à singularidade do momento atual
Liderança e Empreendedorismo
14/04/2016
Já percebemos que a vida está, em muitos aspectos, mais fácil. As tecnologias ampliam o acesso à novas experiências que, antes, eram restritas a poucos privilegiados. Diariamente somos atropelados por um turbilhão de informações, sempre com novos cenários, novas possibilidades, nos convidando e até nos obrigando a criar um novo olhar. Tudo é apresentado como novo e essa é a realidade mais vibrante que podemos usufruir, pois ela proporciona a percepção da juventude plena, intensa e frenética.
Isso significa que ser jovem agora é, também, uma realidade dos adultos, aqueles que antes abandonavam a juventude quando descobriam as responsabilidades que as escolhas exigiam. Hoje, isso não acontece mais. O aumento na expectativa de vida transformou completamente esse cenário. Surge, assim, o “jovem adulto”, afinal, agora todos queremos ser jovens, e fazemos escolhas que sustentam essa condição.
Como ficam, então, os jovens de idade? Aqueles que ainda não viveram tantas situações e não dispõem de um grande arsenal de experiência?
Esse é o grande desafio da atualidade, na qual cinco gerações diferentes precisam conviver, alinhando valores, costumes e expectativas diversas. Nessa realidade, os principais atores são justamente os jovens da Geração Y. Eles já percebem que as consequências de suas escolhas são absolutamente individuais e, por isso, devem se responsabilizar por cada decisão que tomam, afinal, eles estão ficando “adultos” também.
Contudo, essa transformação não é muito simples, pois os “adultos” de hoje persistem em continuar na juventude, provocando, com essa atitude, um efeito colateral, em que o próprio jovem adia a sua transição, mantendo o status anterior de adolescência. A principal consequência para esse cenário é a imaturidade que observamos nos profissionais.
Falta engajamento com os projetos, competência técnica e, principalmente, visão estratégica com a própria carreira, reduzindo as expectativas profissionais a um conjunto de benefícios financeiros de curto prazo. Isso precisa mudar com urgência, afinal, são os jovens que devem comandar as transformações do mundo.
Para que isso aconteça, precisamos que os “jovens adultos” se adaptem à singularidade do momento atual e transformem-se em mentores, promovendo e permitindo que os mais inexperientes possam enfrentar seus próprios desafios, ou seja, falhar e aprender com os seus erros.
Seja um jovem adulto. Isso é sedutor, vibrante e muito recompensador, mas lembre-se que essa condição traz novas responsabilidades e um novo papel – o de preparar as novas gerações de jovens.
Mentor, escritor e consultor de carreira, expert em Conflitos de Gerações, formação de mentores e no exercício da mentoria para o desenvolvimento de Jovens Potenciais. Autor de vários livros sobre Liderança e dos best-sellers da série Geração Y.
Formado em Comunicação e Administração de Empresas, foi executivo e diretor em instituições Financeiras e fundador dos sites Achei!! e Zeek! É atualmente presidente da Escola de Mentores e vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental.
É também articulista e colunista na Exame.com, onde reflete sobre Carreira, Relacionamentos e Estilo de Vida dos Jovens Talentos de todas as gerações.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93