10/07/2016
Vamos conversar sobre como mudar hábitos?
Então vamos lá! Primeiro, precisamos saber como eles funcionam.Hábito é tudo aquilo que fazemos repetidamente até que internalizamos e, a partir daí, nossa mente já não gasta mais energia para executá-lo.
Um ótimo exemplo é o ato de dirigir. Pense por um momento em quanto foi - ou é - difícil aprender a dirigir. Todas aquelas atividades ao mesmo tempo. Trocar a marcha, ligar a seta, verificar o retrovisor e por aí vai...
Para fazermos mudanças de hábitos, o primeiro conhecimento a se obter é que hábitos não se extinguem, mas se substituem.
Os hábitos são formados por uma estrutura de 3 elementos:
- Estímulo
- Comportamento
- Recompensa
Então, se você tem o estímulo de "ficar ansioso", o seu comportamento é "fumar" para ter a recompensa de "ficar calmo". Devemos aproveitar o funcionamento neurológico do hábito e trocar o "comportamento".
É, isso mesmo. Devemos manter o estímulo e a recompensa.
Você, com certeza, tem hábitos que gostaria de não ter. Então, vamos aprender como eliminá-lo? Veja o passo a passo:
1. Identifique qual é esse hábito.
2. Anote o que faz você se comportar daquela determinada forma. Qual é o gatilho?
3. Anote o que você faz depois que isso acontece.
4. Anote qual é a recompensa que você tem após ter aquele comportamento.
Feito isso, você tem clareza de como o seu hábito está funcionando e pode alterá-lo para um hábito construtivo e saudável, substituindo aquele determinado comportamento por outro.
Não será fácil, mas tenha certeza que valerá a pena!
Obs.: O último estudo que tive contato - na data que escrevo esse artigo para você - informava que demoramos entre 18 e 254 dias para a construção de um hábito. O que causa a variação no tempo de sua consolidação é a complexidade do hábito e a força de vontade em vencer a força natural da procrastinação. Afinal, seu cérebro não foi feito para te dar alegria e ser orientado para o sucesso, mas sim para poupar energia e te manter vivo.
Obs².: Existem hábitos mentais. Onde o estímulo, comportamento e recompensa são eventos internos. Pretendo abordar esse assunto outro artigo.
Se este artigo contribuiu com seu aprendizado e evolução, aproveite para me acompanhar nas redes sociais.
E, se tiver qualquer dúvida, envie-me um email no endereço coach@lucascalonego.com que terei o maior prazer em lhe responder!
Um grande abraço!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Master Coach e Consultor em Administração do Tempo www.lucascalonego.com
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93