COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Falar de comunicação em marketing nos remete a falar sobre como nos comunicamos. Nos dias de hoje, comunicamos mensagens o tempo todo. Querendo ou não. Estamos comunicando com o corpo, com discursos verbais, com recados escritos, com atitudes e até mesmo com o silêncio. Numa organização que pretende alcançar objetivos satisfatórios em resultado de vendas e em imagem no mercado, a comunicação precisa ser vista como o sangue que corre nas veias organizacionais. Só que esse sangue que alimenta os processos tem que ir ao lugar certo para não causar problemas, como a “necrose” de produtos ou mesmo da imagem da empresa.
E é a partir de um planejamento acurado de comunicação, inserido dentro de toda a estratégia de marketing – sendo coerente com ela – que é possível “organizar” esse fluxo comunicacional.
Por que comunicar?
A primeira questão que envolve o processo de comunicação inserida no contexto de um plano de marketing é ter em mente: o que queremos quando comunicamos? Há organizações que fazem o “jornalzinho da empresa” ou mesmo o site da empresa seguindo um comportamento de inércia em relação ao mercado. Dizem: “fulano tem site e jornal, precisamos ter um também!” E aí problemas sérios com a imagem da empresa ou do produto acabam acontecendo no mercado. Por isso, todo processo de comunicação precisa começar numa pergunta básica: o que quero conseguir com isso? É a partir da resposta a essa pergunta que se vai decidir o melhor meio, a melhor mensagem, o código a ser utilizado e quem serão receptores e emissores da mensagem.
Cuidados a serem tomados quando for comunicar
Geralmente quando se pensa em comunicar, divulgar algo dentro de uma campanha de marketing, pensa-se em tornar público alguma ação ou oferta ou ainda benefícios de um produto ou serviço. O interessante de usar a comunicação dentro desse processo é cacarejar como a galinha quando bota ovo. Mas ressalta-se: a galinha cacareja depois que bota o ovo... Há diversas empresas que resolvem cacarejar ovos que não puseram. E isso, com o tempo, torna-se um problema.
Executivos que se acham “espertos” pensam que se pode fazer barulho de coisas que não se estabelecem como concretas. É a tal da propaganda enganosa. Falar de algo que não existe. Bem, várias experiências já comprovaram que um dia a máscara cai. Até se pode ganhar alguma vantagem, nos primeiros momentos, propagando alguma ação que não existe, mas depois que os clientes e prospects percebem que o que se prometia não era realidade, o prejuízo para a imagem torna-se muito maior e mais difícil de se recuperar. O ideal e que pode trazer resultados duradouros e botar o ovo e cacarejar, isto é, implementar a ação, dar conta do que se promete e depois usar a comunicação para se divulgar.
A segmentação
Outro cuidado necessário quando se pensa em comunicação de marketing é, antes de qualquer coisa, definir corretamente quem se pretende atingir com as ações de comunicação. Não adianta vir com a ideia que se pretende comunicar para “todo mundo”. Não há comunicação eficaz que se faz para todo mundo. Cada público - que pode ser segmentado por “n” variáveis indo de idade, estilo de vida, classe social, grupo de interesse, nível de consumo até tipo de experiência com o produto – possui especificidades que determinam qual o melhor meio, o melhor discurso ou mensagem a ser repassada e o formato/ argumentação que deve ser feita. Por mais que se saiba que essa comunicação, indiretamente vai atingir outros públicos margeantes, é determinante para o sucesso de uma campanha de comunicação que se defina o público-alvo da mensagem/campanha.
Os meios e a mensagem
Por fim, outro cuidado que precisa ser tomado na hora de comunicar em marketing é determinar corretamente o meio de comunicação ideal e a mensagem que deve ser passada. Nas próximas aulas veremos que há uma infinidade de meios que podem ser utilizados para repassar uma mensagem. A escolha de um ou de outro depende da equação custo x benefício x alcance x público-alvo x objetivo. Vai depender da melhor equação de escolha o sucesso e retorno de uma campanha de comunicação. Depois de conhecer os meios disponíveis – e ver que é sempre possível criar novos meios – se verá que essa equação muitas vezes é realizada de maneira automática, quando se sabe ao certo aonde se quer chegar.
Síntese
A teoria da comunicação sempre expôs os processos de comunicação como sendo realizados a partir de um emissor, utilizando um código e um meio para se passar a mensagem a um receptor. Em algumas situações se previa um feedback num mesmo código ou meio. O que acontece nos dias de hoje complexifica essa relação. A comunicação se dá, neste mundo globalizado mais na configuração de uma rede, de uma teia de aranhas na qual os estímulos oferecidos em uma ponta, nem sempre chegarão a somente um receptor ou ao que está se planejando. O desafio da comunicação e da comunicação em marketing é adequar meios, emissores, códigos e receptores a essa realidade para se conseguir alcançar os objetivos propostos.
Indicação Cultural
Com o intuito de analisar os processos do mundo globalizado e em como a interligação entre os diversos públicos pode ser imprevisível sugere-se assistir ao filme: “Fale com ela” de Pedro Almodovar.
Bibliografia comentada
BERLO, David K. o processo da comunicação. Introdução à teoria e à prática.
A obra é um clássico da teoria da comunicação. Discorre dando exemplos e de maneira didática sobre os modelos e processos de fluxos comunicacionais.
MELO, José Marques. Teoria da comunicação e os paradigmas latino-americanos. São Paulo ; Vozes, 1998.
Marques de Melo atualiza os conceitos da teoria da comunicação dentro do contexto latino-americano. Sugerido aos que querem se aprofundar em teoria da comunicação.
Referências
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo ; Beste Seller, 1990.
BERLO, David K. o processo da comunicação. Introdução à teoria e à prática.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Aron Rodrigo de Carvalho Batista
Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. MBA em Administração e Marketing e MBA Marketing Digital. Tem experiencia profissional em agências de Comunicação e Marketing, em planejamento de campanhas. Tem experiência como docente de nível superior nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Administração, com ênfase em Comunicação, Marketing e Multimídia.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93