Análise da Personagem do Clipe "The Only Exception", do grupo Paramore

Personagem do Clipe "The Only Exception"
Personagem do Clipe "The Only Exception"

Marketing e Vendas

24/05/2014

Análise da Personagem do Clipe “The Only Exception”, do grupo Paramore


Personagem
Hayley Nichole Williams, que nasceu no dia 27 de outubro de 1988, tem atualmente 26 anos, é uma cantora e compositora americana, vocalista da banda de rock Paramore. No clipe, podemos perceber que a Hayley é uma jovem sensível, que viveu momentos de desilusão ao visualizar o sofrimento de seus pais com relação ao amor. Moderna, por dentro da moda, esses são alguns pontos que podem ser observados nela. Ela é uma jovem que desacredita no amor justamente por ter vivido e acompanhado os pais. Calma, a Hayley transparece ser uma garota que necessita de viver a vida para descobrir-se e entender de que modo as coisas devem ser resolvidas.


Sinopse
A canção "The Only Exception" foi escrita pelos membros da banda do Paramore, Hayley Williams e Josh Farro; foi lançado como terceiro single do álbum de 2009 Brand New Eyes em fevereiro de 2010. As letras da canção pertencem a não acreditar que o amor existe e tentar viver sem ele, principalmente para evitar a rejeição, mas acaba percebendo que ele existe, descrevendo a pessoa como sendo a sua "única exceção".


Observando as ações no clipe

O clipe começa com a Hayley deitada no sofá com o que parece ser seu namorado. Logo no início ela acorda com um aspecto meio de alguém que está tendo dúvidas sobre seu próprio relacionamento, e assim, escreve "I'm Sorry" (Me desculpe) em um bilhete, saindo da sala. Logo em seguida, cumprimenta seu pai, ela então pega uma foto e tem uma pequena conversa com ele. Em seguida, ela entra em outra sala, que parece ser o quarto dela, ela então pendura a imagem para seu espelho e é revelado ser uma foto antiga do casamento dos pais. Depois, ela aparece deitada sobre cartinhas feitas pelos fãs.


Durante o segundo verso, Hayley entra na sala ao lado, um armário de roupas, pelo tempo que ela entra no quarto seguinte, ela está vestindo uma roupa completamente diferente, um vestido preto, em um restaurante. Ela tem pouco tempo para vários homens, e todos vão saindo sem dar tempo para ela conhecê-los, Hayley, em seguida, sai correndo da sala. A sala seguinte é um casamento, Hayley está sentada no banco da frente, sendo também a única vestida de preto, uma vez que a noiva entra, Hayley sai correndo. Ela está, então, em um show, se divertindo com seus amigos, e ela vê seu namorado no meio da multidão.


Ela então se lembra de estar com ele em todos os quartos anteriores. Ela então corre para trás através de todos os quartos até que ela chega ao sofá, onde o namorado ainda está dormindo. Ela então pega o bilhete e coloca no bolso. O vídeo termina com a Hayley deitada, sorrindo, o que representa que ela, apesar de desacreditar no amor, percebe em tempo que ele é a única exceção, e que merece tê-la ao seu lado, prevalecendo assim o sentimento. Isso porque ela possivelmente pretendia o abandonar, ao decorrer do trajeto, ela visualiza todos os momentos vividos com ele, e percebe que só ele vale a pena, que ele é a única exceção.

Caracterização da Personagem

Hayley tem um perfil psicológico sensível, que se abala fácil com a realidade, mas tem uma capacidade bastante considerável para se defender de momentos difíceis, e isso pode ser visto pelo fato dela tentar recuar em seu relacionamento para evitar possíveis sofrimentos, uma vez que ela desacredita no amor. O fato de ela apoiar seu pai, e conversar com ele sobre seus momentos sofridos, mostra o quanto é uma menina doce e ao mesmo tempo humana.


A vestimenta dela é de uma garota moderna e que gosta de se sentir à vontade, os tons leves, coloridos, e preto, revela uma jovem que aparentemente poderia ser considerada como rebelde, mas isso de fato não pode ser comprovado, devido suas atitudes.


Ela sua calça jeans, blusas com moletom, além de vestidos de seda. Possui também uma correntezinha com um pingente de coração, o que reforça a sensibilidade de uma garota meiga. Ela usa também um tic-tac rosa, o que é bem comum entre meninas mais novas, o que pode representar um pouco de infantilidade, e consequentemente ser parte de sua fragilidade. A maquiagem utilizada por ela reforça novamente isso, por serem usados tons leves e claros.


O vestido preto usado no momento em que ela está em um casamento, diferentemente do que possa parecer, é apenas a vontade de ser diferente e não se deixar se apegar por aqueles sentimentos de amor, o que volta a reforçar a questão do medo, se de magoar.



Link do Clipe:

http://youtu.be/-J7J_IWUhls


Site:
http://paramore.net


Facebook: http://facebook.com/paramore


Twitter: http://twitter.com/paramore

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ítalo Albano

por Ítalo Albano

Estudante do curso de Comunicação Social - Habilitação Radialismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisa Em Estudos da Mídia - PRAGMA; e do Grupo de pesquisa Boaventura Santos. Participou da Iniciação Científica no projeto de pesquisa O Fotojornalismo no Jornal A República. Coordenador Adjunto da Agência Experimental em Comunicação - Fotec.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93