Termos como Marketing pessoal, Plano de marketing, Marketing nas empresas e o próprio Telemarketing são muito usados. Mas para utilizarmos um termo e sabermos aplicá-lo com segurança, é essencial ter um mínimo de conhecimento do seja. E no nosso caso, nem se fala.
Há autores que concentram a ideia de marketing somente relacionado às vendas. Consequentemente, tudo o que tem a ver com marketing terá essa conotação. Outros relacionam somente com propaganda. Mas, é isso e muito mais.
O autor Phillip Kotler define Marketing como “a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”. Mais tarde ele ampliou a visão ao afirmar que marketing “é o conjunto de atividades humanas que têm por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.
Mais do que simplesmente ser um conjunto de ferramentas, ele passa a ser uma filosofia de relacionamento da organização para com o público. Essa atitude implica também no fato de que o serviço oferecido pela organização dever ser o mais organizado possível, pois nele estará envolvido o desenvolvimento de novos produtos que possam atender às necessidades do cliente e até, produtos cuja necessidade será criada posteriormente.
O marketing é, portanto, como um olho da empresa que enxerga as coisas ao seu redor. A questão é que quem olha, pode enxergar longe ou somente ao seu redor. O ideal é ambos.
O que preciso levar em consideração, é que a ideia básica do marketing, vai dizer respeito à relação entre empresa/organização e cliente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93