Web Marketing Esportivo

Marketing e Vendas

09/07/2015

Com a evolução do marketing, foram surgindo novas áreas dentro do próprio marketing para facilitar a elaboração de estratégias. Uma dessas áreas é o marketing esportivo, no qual visa com que uma marca ou entidade esportiva (atleta, time, liga e etc.) atinja seus objetivos mercadológicos através do esporte.

 

Outra área que surgiu nos últimos anos é o Marketing Digital, que é uma ferramenta importantíssima nos dias de hoje, devido ao crescimento da internet no mundo; uma empresa que não se encontra na internet é uma empresa deslocada no mercado.

 

O que as duas áreas têm em comum? Aparentemente nada, mas se pararmos para analisar, as duas podem andar lado a lado. Como? Veremos aqui.

 

O marketing esportivo vai de uma empresa patrocinar um atleta, até um time fazer ações de marketing para arrecadar mais sócios-torcedores. Com tudo o marketing esportivo trabalha em um meio complicado; se a entidade esportiva está bem em um campeonato, as estratégias de marketing atingirão um melhor resultado. Porem se essa mesma entidade está mal em um campeonato, isso dificultará o alcance da meta predeterminada.

 

Para facilitar o trabalho do marketing esportivo, tanto nas horas boas quanto nas horas ruins, é preciso de uma ajuda de outra área; é aí que chamamos o marketing Digital. Nos dias de hoje devemos tratar as entidades esportivas como empresas/marcas, e onde se encontram em maior número e de forma mais segmentada o público-alvo dessas empresas/marcas? Na internet! Com a internet as empresas ficam mais perto do seu público-alvo, isso faz com que os feedbacks de suas ações sejam recebidos mais rapidamente.

 

Analisando o time de futebol Paris Saint-Germain, da França, no mês de abril/2015 atingiu a marca de 18 milhões de fãs no Facebook, e hoje (Julho/2015) já conta com 19 milhões. No Twitter e no Instagran o time conta com um pouco mais de 2 milhões de seguidores respectivamente, e no seu canal no YouTube o time conta com um pouco mais de 221 mil assinantes. Isso nos mostra que nos dias de hoje, os torcedores não acompanham somente as partidas, e sim o dia-a-dia da entidade esportiva através da internet.

 

Se uma entidade esportiva trabalhar com o Web Marketing Esportivo, ela poderá fazer mais ações de marketing com mais precisão através das mídias digitais como: Redes sociais, sites, fóruns, e etc. O público-alvo do esporte, assim como outros, gosta da atenção dada a eles; assim uma entidade que faça um ótimo Web Marketing Esportivo poderá até capitar mais torcedores, mais patrocinadores aumentar a venda de produtos oficiais e etc. Ou seja, com o Web Marketing Esportivo a entidade terá mais uma arma para usar no seu marketing, pois ações e estratégias criadas por esse meio são mais baratas com melhor alcance e feedback.

 

Web Marketing Esportivo é o futuro para as entidades esportivas, assim como o marketing digital é o futuro do marketing. Os consumidores mudaram, e com isso as estratégias têm que os acompanhar, basta a entidade esportiva saber promover sua marca diante disso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Rafael Vinicius Duarte Bisco

por Rafael Vinicius Duarte Bisco

22 Anos. Formado em Marketing e Pós-Graduando em Marketing Digital.

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