27/12/2015
Ao longo dos anos, o conceito de marketing sofre alterações que resultam da constante renovação da realidade de mercado.
Iniciamos a história do marketing em uma fase onde as empresas tem decisão sobre a venda das mercadorias, no entanto, a globalização e o aumento da concorrência transformam esta realidade e nos apresentam um novo contexto onde a empresa precisa satisfazer a necessidade do cliente; na fase seguinte, mais do que satisfazer as necessidades do cliente, é preciso antercipar-se á elas.
No século XXI, o conceito de marketing orienta que é preciso comprometer-se com o sucesso (satisfação) do cliente, nos remetendo ao conceito de marketing one to one, onde o cliente deve ser entendido em sua singularidade, surge assim a preocupação em personalizar os produtos e serviços de forma a atender as necessidades especificas de cada cliente, esta nova maneira de fazer negócios impulsiona a criação de ferramentas de gestão de relacionamento, com o objetivo de fidelizar estes clientes, por meio do desenvolvimento de um diálogo constante e efetivo, que possibilitará a troca de informações e portanto, a co-criação de valores. .. Tudo isto, para que, as necessidades dos clientes sejam atendidas de maneira eficaz.
Ao longo deste processo de evolução, os famosos 4 P's de Marketing ganham dois novos aliados: P-Padrão que esta relacionada a constância de identidade e posicionamento da marca e P-Pessoas. É isso mesmo "Pessoas" passam a fazer parte das estratégias e recursos de marketing, surgindo o endomarketing - termo criado pelo brasileiro Saul Faingaus Bekin, com o objetivo de nomear o que ele define como marketing interno, ou seja o marketing voltado para dentro da empresa, para os funcionários; cujo os principais objetivos de aplicação são: motivar os colaboradores, gerar comprometimento, alinhar propósitos e por fim transformar o funcionário em um agente de marketing fortalecendo relacionamentos entre empresa, funcionário e clientes.
A filosofia do endomarketing defende que o grande fator dinâmico nessa era de globalização em que vivemos chama-se relações pessoais, ou seja, o contato humano é fundamental na estratégia de desenvolvimento de relacionamentos, afinal quem recebe e atende os clientes são os funcionários. Assim, o endomarketing tem como objetivo satisfazer as necessidades e os desejos do público interno (empregados) e para isso os administradores precisam desenvolver estratégias que motivem e conquistem a confiança e a credibilidade deste público, pois são eles os primeiros divulgadores dos produtos e serviços da empresa. Portanto, é compreensível que a empresas que praticam o endomarketing se preocupem em oferecer remuneração justa, benefícios e oportunidades de crescimento profissional, treinamentos diversos, programas de saúde e lazer e campanhas de incentivo e outras ações semelhantes.
Além disto, hoje mais do que avaliar apenas a qualidade do produto oferecido, as empresas estão sendo avaliadas tanto por seus clientes, quanto por seus funcionários também por suas atitudes em relação ao meio ambiente e a sociedade - responsabilidade socioambiental.
As empresas que adotam o endomarketing como estratégia de gestão entendem a importância de investir dentro da organização, para colher frutos fora dela!
Lembre-se, para atingir os resultados desejados, dentro da estratégia do seu negócio é preciso investir no recrutamento assertivo de profissionais, em ações de desenvolvimento, renteção e alavancagem de perfomance!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Master Coach & Career Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. www.carlarabetti.com.br
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