Identidade de Marca como Diferencial Estratégico

Marketing e Vendas

27/12/2015

Uma marca de sucesso, possui sua verdade, sua essencia e todos os elementos que a compõe são coesos e coerentes com aquilo que ela prega, isto é o que chamamos de identidade de marca.

O momento em que o cliente tem sua experiência de compra é o momento da verdade, quando tudo o que ele conheceu na comunicação da marca se tornará verdade ou mentira e teremos a oportunidade de encantar e fidelizar este cliente. Ocorre que a maioria das marcas não atinge este nível de maturidade, pois ainda não ultrapassaram a barreira inicial de descobrirem exatamente quem são, que público querem de fato atender e o que podem oferecer de diferente em seu ramo de atuação. E ai esta nossa dica, o primeiro passo para sua empresa ou produto existir é ter uma IDENTIDADE, defina o planejamento filosofico e o plano de ação para implantação desta sua promessa de marca.

 

Para exemplificar este conceito, trouxe para vocês o case da  Shurya Brasil (http://www.suryabrasil.com). Fundada em 1995,  a empresa oferece Cosméticos Naturais, Veganos e Orgânicos com Ervas e Frutas importadas da Índia e da Amazônia; seu logo é formado pelo desenho de um sol com uma árvore no centro e seu slogan defende: "Ser saudavel é a nossa natureza". Depois de anos fabricando e distribuindo produtos naturais, a empresa criou o Espaço Shurya na Vila Maria em São Paulo. Na entrada do espaço encontramos um sino que os visitantes tocam após fazer um pedido para a mãe natureza, no corredor a frente temos um caminho feito de pequenas pedras brasileiras com água corrente, onde os clientes podem caminhar para massagear os pés e estimular a circulação, antes de receberem os serviços dos profissionais do espaço. No final do corredor encontramos árvores com frutas, ervas, chás e uma linda tenda feita de bambu e algodão que é rodeada por flores, redes e aromas naturais - este é o restaurante onde os visitantes podem saborear alimentos orgânicos e vegano. Do lado esquerdo do corredor, encontramos o salão de beleza Shurya que conta com tinturas feitas de ervas, sem contra indicação e diversos outros produtos semelhantes. O ambiente é decorado com troncos, bambus e algodão natural e alguns produtos naturalistas também estão a disposição para compra neste espaço. Para completar o clima zen, uma equipe tranquila e sorridente atende os clientes com muita calma, contrariando o ritmo acelerado de São Paulo. Ou seja, da fachada do prédio ao atendimento da equipe, cada detalhe da decoração e dos serviços prestados validam a promessa de marca apresentada no slogan "Ser saudavel é a nossa natureza", e esta identidade clara e coesa de marca, atrai o público adequado, gerando relacionamento da marca com o seu cliente foco.

Portanto, ao construir o seu negócio, tenha como objetivo inicial estabelecer quem é sua empresa, o que ela faz e oferece, quem ela atende, como atende e onde pretende chegar.

Desenhar o seu planejamento filosófico pode ser a diferença entre ter uma empresa, e ter "a empresa"!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Carla Gonzaga Rabetti

por Carla Gonzaga Rabetti

Master Coach & Career Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. www.carlarabetti.com.br

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