Logo que a gente vê um logotipo, a primeira ideia que vem a mente é o nome da marca, e isso é meio que instantâneo, não tem como mudar...
Chega um ponto, em que não sabemos mais se aprendemos a definir as marcas porque os nossos pais nos ensinaram ou se já nascemos sabendo o nome delas pelos logotipos.
O logotipo do McDonald’s, por exemplo. Até quem nunca comeu um lanche da rede de hambúrgueres, só de ver aquele “M” amarelo, já sabe que é o símbolo de uma lanchonete. Isso também acontece com outras marcas.
Seria um gênio que criou esses logotipos? Existe alguma explicação para o uso das cores e formatos? Quem está por trás dos logotipos? Alguém saberia responder?
Não precisa ser universitário para responder essas perguntas, ou tão pouco conhecedor de cores para criar uma logomarca, mas se você tiver o conhecimento técnico, habilidade criativa e muito talento talvez se torne um designer gráfico de sucesso.
Basicamente, para construir uma marca de sucesso é necessário um logotipo, e até a criação dessa peça será necessário uma infinidade de pesquisas para descobrir se a imagem está se comunicando com o público a ser alcançado. É claro que tudo isso dá trabalho e envolve muitas pessoas.
O processo de criação de um logotipo começa quando uma empresa apresenta a necessidade de uma nova identidade visual. Depois de feito o briefing com o cliente é hora de pensar em uma imagem que se comunique com o público-alvo, e que tipo de ideia ou sensação que essa logomarca passa. Nesse ponto da criação, o responsável pelo novo logotipo deverá agregar todas as informações coletadas e criar esboços com muitas variações do protótipo que está fazendo.
Por trás desse último processo está o designer gráfico, a pessoa responsável por criar e finalizar o logo que será entregue ao cliente. Esse profissional tem conhecimento técnico em cores, tipos de fontes, estrutura do posicionamento das letras e profundidade, e é claro, muita ideia na cabeça.
Se você se identificou com essa profissão, conheça mais sobre o tema, acessando o link abaixo:
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93