Empresas tem alma

A diferença está na forma como são feitos
A diferença está na forma como são feitos

Marketing e Vendas

24/03/2016

Quando você vai à manicure, ela te chama pelo nome?

No mercado do seu bairro, a caixa ou gerente cumprimentam você ou te tratam pelo nome?

A pizzaria do seu bairro aquela que você pede todo fim de semana conhece suas preferências e atende suas expectativas?

Na padaria que você frequenta, a atendente sabe e capricha na manteiga do seu pão na chapa e serve o cafezinho da forma que você gosta?

Ser chamado pelo nome e principalmente ser lembrado nas suas preferências é um tratamento que ultrapassa a sedução e hoje ainda causa surpresa!

Mas não há nada mais agradável do que esta sensação de ser único, especial, “querido”.

Assim, não só de bons profissionais dependem as empresas. Elas dependem de uma cultura disseminada de forma homogênea e eficaz. As empresas dependem de como mostram aos seus clientes o que são e não o que fazem. Elas dependem da constância e da naturalidade.

Tratar os clientes de forma carinhosa, atenciosa e personificada é uma simples atitude de simpatia, mas que faz toda a diferença no relacionamento entre empresas e consumidores.

Manicure, pizzaria, padaria, cafeteria, sapataria, lanchonete, seja qual for o tipo de negócio, todos invariavelmente vendem produtos e serviços. A diferença está na forma como são feitos. Quando a matéria-prima é a mesma, o que faz a diferença é o quanto de dedicação, amor, vontade está no produto e o quanto refletem na prestação de serviço.

A pizzaria pode fechar, a cafeteria mudar, a manicure partir, mas você jamais esquecerá o bem que fizeram para o seus sentidos.

Muito além do treinamento, muito além da cordialidade, muito além do encantamento, empresas devem ter alma!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Poranga Miranda

por Poranga Miranda

Há mais de 20 anos na área de marketing, com ênfase no setor de serviços e larga experiência no setor de educação. Compartilhar conhecimento é a forma mais lúdica de crescimento profissional. O marketing, para mim, é um instrumento para que as empresas se tornem conhecidas e reconhecidas. Criei o Blog Comunicaê com o intuito de propor reflexões aos estudantes e novos profissionais de marketing.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93