Vitrine elegante. Note como os elementos e cores conversam entre si.
Marketing e Vendas
10/05/2016
Quando estamos passeando ou em busca de um presente, seja para qualquer pessoa ou na data que for, geralmente não estamos com muito tempo e até já temos em mente o produto que estamos buscando. Muitas vezes, quando o shopping é grande demais, fica complicado investir tempo em uma busca mais detalhada. É aí que entra o bom vitrinismo!
Veja bem, se você está em seu horário de almoço, que dura entre 1 e 2 horas, você tem pouco tempo, certo? Logo, você precisa ser objetivo na escolha do produto. Uma vitrine bem organizada, refinada e com bons detalhes pode ajudar na escolha da loja e na definição do presente que você procura!
Estamos todos na correria do dia a dia e não podemos ficar parados muito tempo dentro uma loja, escolhendo produtos, experimentando-os, etc. Precisamos de praticidade nessas escolhas. E as lojas podem sim nos ajudar com relação à isso. Existem muitos estudos no que se refere ao comportamento do consumidor, e já sabemos que um dos princípios "ativos" para gerar uma boa venda é despertar a emoção do seu cliente. Gerar emoção diante de uma data sazonal como, por exemplo, o Dia das Mães ou Dia dos Namorados é ideal, bacana e dá certo!
Para isso, precisamos ficar atentos a alguns detalhes:
• Procure utilizar cores que harmonizem com os produtos e "conversem" com a data comemorativa.
• Objetos "fofinhos", como caixas decorativas com laços elegantes e até mesmo flores (dependendo da data) podem deixar a sua vitrine linda!
• Adesivagem na vitrine também é uma boa ideia, faz você economizar e pode dar aquele toque final. Contudo, não é tão ideal para uma data que remete à emoção, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.
• Promoções podem ser exaltadas na vitrine. Claro, desde que sejam verdadeiras! Nada de vendas casadas como "leve três e pague dois", sendo que você poderá fazer o cliente pagar três. Isso não dá, tá?
• Anunciar a data comemorativa que vocês estão "vendendo" é uma boa também! É importante que exista essa comunicação entre a vitrine e o cliente.
Uma última observação, que é válida especialmente para os empresários: clientes gostam de se sentir à vontade para observar, experimentar e perguntar sobre os produtos da loja.
No tópico em que detalhei a importância da vitrine e o cliente se comunicarem podemos ver isso. A vitrine pode mostrar muito bem como é o ambiente interno e, logo, como são as pessoas que estão lá dentro. Fazer com que o cliente fique espantado ou com medo de entrar na sua loja não é muito bom, certo? Temos muitos exemplos por aí, em lojas "chiquérrimas" que podem até ter produtos que "cabem no bolso", mas que exalam falta de simpatia e cortesia com o cliente. Mas, aqui já entramos em outro assunto...
Treinar a sua equipe para uma data específica também é muito bacana. Se não puder treinar, pelo menos lembre em uma breve reunião de feedback o que você espera daquela data e como todos deverão agir.
Para finalizar, vale lembrar que temos excelentes profissionais no mercado que podem lhe ajudar a organizar uma boa vitrine. Boas vendas!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Elton Gonçalves dos Santos
Elton Gonçalves (dos Santos) é graduado em Comunicação Social com bacharelado em Publicidade e Propaganda pela UNAES (2013), possui MBA/Pós Graduação em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa pela ESTÁCIO DE SÁ (2016) e atualmente é acadêmico de Filosofia (Licenciatura) pela UFMS (2015-2018). Na FGV Ead (2013) estudou sobre os processos de comunicação e comunicação institucional.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93