Como combater a insônia através de métodos naturais
A utilização de medicamentos pode ser prejudicial para o organismo
Medicina Alternativa
22/07/2013
A insônia é uma mal que a grande maioria das pessoas já passou ou passa. Os prejuízos causados por uma noite mal dormida são inúmeros: fadiga, mau humor, irritação, baixo rendimento nas atividades entre outros problemas que a longo prazo podem comprometer a vida pessoa e profissional do individuo.
A utilização de medicamentos pode ser prejudicial para o organismo que em alguns casos pode ficar dependente do mesmo. Por isso, é importante buscar formas alternativas para combater a insônia.
A seguir mostramos alguns tratamentos alternativos menos invasivos ao organismo. Vale ressaltar a necessidade de um parecer médico que indique que a insônia não possui nenhuma característica patológica como em alguns casos de aterosclerose e hipertensão arterial.
Maracujá: o seu suco possui propriedades calmantes e relaxantes, tomar um copo antes de deitar-se ajuda a ter um sono mais reparador.
Valeriana: o chá das raízes é utilizado como calmante, relaxante e antidepressivo.
Kava kava: relaxante muscular leve, reduz a tensão, enxaquecas e cefaleias promovendo um sono tranquilo.
Camomila: uma das receitas mais populares, o chá de camomila combate problemas de articulação e possui propriedades sedativas, sendo muito eficaz para tratamento de insônia em crianças hiperativas.
Erva-cidreira: combate palpitações, gases e dores de cabeça, sendo também muito comum no tratamento de insônias em geral.
Alface: o chá das folhas e talo da alface é rico em lactuário, uma substância com propriedades sedativas semelhantes ao ópio, evidentemente sem os efeitos colaterais desse último, sendo uma alternativa barata e eficiente no controle da insônia.
Esses tratamentos são relacionados com os ingredientes encontrados mais comumente no Brasil, porém existe uma enorme variedade de alimentos e ervas que auxiliam no combate à insônia. A sua disponibilidade irá variar de região para região.
Recomenda-se a suspensão imediata do tratamento caso apareçam efeitos colaterais quaisquer, e faça sempre um uso moderado de toda e qualquer medicação seja ela natural ou não.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93