Vida simples

Viva a vida de jeito leve e simples
Viva a vida de jeito leve e simples

Medicina Alternativa

09/09/2013

Sábado, um dia como outro qualquer, mais um fim de semana sem grandes planos resolvi fazer algo diferente ir ao zoo e curtir as pequenas alegrias da vida, andar, caminhar sem rumo, observar os pássaros, inspirar o ar puro da manhã, ver as criaturas de Deus.

Fui a pé, deixei o carro na garagem, a distância não é grande e estaria eu fazendo uma caminhada e relaxando corpo e alma.

Assim, fui ao zoo da minha cidade, lá fui observando os animais, as plantas, o barulho dos pássaros, o zoo estava vazio, achei ate que estava fechado, era feriado, mas, incrível o ser humano não da mais valor as coisas simples da vida, num feriado era para estar cheio de crianças e a pais curtindo seus filhos e relaxando, a cidade mantem um parque e um zoo é uma cidade de quase 400.000 habitantes, onde esta todo mundo? Incrível né sem olhar sei que estão todos no shopping, curtindo olhar vitrine, comer um hambúrguer, talvez um cinema ,mas isto nem a maioria pode, um cinema para uma família com pipoca e refrigerante soma mais de 100,00,poucos pais tem condições de oferecer isto a seus filhos devido ao seu defasado salário .

Mas voltando ao nosso zoo, vi lá o veado bambi, parece mesmo daqueles filmes de criança e também a ema, ela ficou me observando, como pode uma ave ser tão grande, ela quase maior que eu ,que incrível, que sensacional é a beleza da natureza com sua diversidade, e tinha também o jacu, o gavião, carcara, esta ave deu ate musica "carcara, pega, mata e come"... quanta beleza gravada no nosso imaginário popular nas musicas, nos maravilhosos VIDAS SECAS de Graciliano Ramos, êta Brasil gigante. Mas isto tudo veio a minha cabeça por ter ido ao zoo da minha cidade, brasileiros acordem, levantemos, vamos colocar este pais pra frente, agradecer a Deus esta terra maravilhosa.

E por final, quanta beleza, quanta natureza, temos isto tudo na cidade, viajamos pelas estradas e milhas e milhas sem nenhuma cultura ,quantos campos ainda não cultivados enquanto países como o Japão importam ate terra.

E agora o Brasil esta tendo que importar gente, isto mesmo, quem diria, estamos tendo que importar médicos, será falta de escolas, falta de boa vontade, não o Brasil é tão grande que tem carência de gente estudada nos confins de seus subúrbios (tem falta de medico em subúrbios do RJ),ha uma centralização de pessoas nas capitais com carência das mesmas ate em sua periferia.

Outro dia fui num terapeuta alternativo, ele trabalha com acupuntura, lá vi duas bicicletas, vi que ele aplica o que ensina, nada de carro rodando, o negocio é bike, sem poluição, curtindo a cidade, curtindo a natureza, vida mais simples, saúde mais fácil.

Mas lá estava os bichos, a seriema, ave comum quando eu era criança, parecia abandonadas ,um casal no viveiro, na fazenda onde morei eu via dezenas correndo alegres pelo morro.

Ai vi uma águia chilena caída, parecia estar machucada, não sei dizer, também um casal, altivas e bonitas, mas também não estavam bem cuidadas.

Ficava observando aqueles animais, lindos espécimes e pensando quantas coisas Deus criou para o homem ,a ARARA linda com plumagens azul e vermelha, enormes no seu poleiro, a cotia, parecia um rato gigante, um espécime também raro nas fazendas e cidades, o preguiçoso jacaré, lá haviam 3 ,estavam cochilando, esperando a hora do lanche.

Mas ai vi os macacos, incrível como nos lembram a nos mesmos, no andar, no coçar, talvez Darwin tenha razão, talvez a criação e a evolução possam viver juntas ,todas duas são incríveis, Deus criou o mundo ,houve a evolução ate chegar o homem a sua imagem.

Os animais vivem com tão pouco, no nosso conceito, comem, bebem, dormem e estão felizes, mas ali no zoo estão presos sem liberdade, me deu dó dos mesmos, nos temos liberdade mas preferimos ficar presos no shopping, nos engarrafamentos, nas praias lotadas, nos barzinhos ,nos supermercados comprando coisas sem necessidade gastando mais que podemos nas necessidades falsas criadas pelo mundo consumista.

Enquanto isto temos um zoo vazio, praças vazias, o homem nem olha pra cima não sabe se a lua e cheia ou crescente, perdeu totalmente o contato com a natureza, precisamos voltar a ser simples, andar mais a pé, olhar a natureza, o homem evoluiu sua tecnologia muito rápido, mas o corpo não sabe disto ,esta ligado a natureza, a terra, as arvores ,aos animais, precisamos pisar na grama novamente (só isto esta comprovado que abaixa a pressão).

E outra coisa, larguem o bendito celular, um dia esqueci o meu em casa, a muito tempo que não via que paz maravilhosa, uma coisa tão simples como largar uma tecnologia de lado, assim, vemos que a melhor coisa e a mais fácil e fazer uma mudança de vida, nos tornar mais simples.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ricardo Ribeiro Martins de Souza

por Ricardo Ribeiro Martins de Souza

Nascido em MG, perto da cidade historica de Ouro Preto, nasci em Ponte Nova, onde cresci e depois me mudei para BH onde começei minha carreira profissional na area de contabilidade na qual me formei. Formei em Tec. Contabilidade, depois fiz Quimica em Belo Horizonte, enquanto ; estudava yoga e lia muito sobre tudo isso, vindo a ser vegetariano alguns anos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93