Massagem Bioenergética x Estresse: Interação corpo, mente e energia
Massagem bioenergética- reequilíbrio pelo toque
Medicina Alternativa
16/04/2014
O estresse se manifesta de várias formas, ocorrendo em diferentes graus, desde uma explosão repentina, até a internação hospitalar. Somos todos vulneráveis em maior ou menor escala, incluindo as crianças que, atualmente, ficam estressadas pela imposição de atividades excessivas em sua rotina diária.
O que se perde quando vivemos continuamente com este companheiro indesejável e que nem ao menos foi convidado a fazer parte de nossas vidas? Perde-se qualidade de vida, saúde e bem-estar. Perde-se a satisfação de apreender que a unidade corpo, mente e vontade é real e presente no dia a dia.
A massagem bioenergética tem como princípio a integração total do indivíduo. Objetiva desfazer as couraças, as tensões, liberando a musculatura e trabalhando a respiração, fundamentais para o exercício cotidiano do viver.
A história da Terapia Bioenergética, que estuda e trabalha com a energia da vida, começou com um aluno de Sigmund Freud, Wilheim Reich, entre 1940/1950. Partindo dos ensinamentos de seu mestre psicanalista, criou um método de observação e análise da linguagem corporal, da postura, da respiração e da coesão do individuo com seu corpo, buscando definir se a harmonia necessária para desfrutar a vida com prazer estava presente.
A partir da escola de Reich e de seus seguidores como Alexander Lowen, John Pierrakos, Eva Reich (filha), dentre outros, aperfeiçoaram-se métodos de enfoque corporal e energético, com o intuito de devolver ao ser humano a alegria de viver com sua identidade, em equilíbrio com sua casa- seu corpo.
Segundo esta linha de trabalho, quando o físico não está bem, a mente também não está. Assim, se a mente não está bem, o corpo sofre e a energia vital é bloqueada. É preciso quebrar esta dinâmica e estabelecer um processo de releitura, transformação, aceitação e vivência de uma nova ordem essencial e renovadora.
O toque terapêutico é uma das maneiras de reequilibrar o físico, o mental e influir positivamente nas emoções. Entenda-se por toque a base da massagem. As mãos são o instrumento. Mãos que veem e sentem pelo conhecimento e sensibilidade, pelo apuro sutil e profundo, pelo amparo dos músculos que solicitam cuidados, dos nós de tensão que cedem diante do trabalho minucioso, rítmico e continuo, onde as mensagens corporais são interpretadas com seriedade e profissionalismo.
Será que um corpo pleno é o meu? Ou será que me acostumei com ele?
Muitas vezes os ombros tensos e o peito encolhido, como a pedir desculpas, já fazem parte da história do seu possuidor, e este nem se dá conta de que esta postura foi adquirida por uma série de imposições e medos ao longo de sua trajetória. O corpo emite sinais, diz o que o relato verbal não diz. É fonte de informação segura para modificar seu alinhamento, suas condições.
A respiração é outro componente importante durante a prática da massagem. As manobras executadas, aliadas ao correto fluxo de oxigênio, desencadeiam reações no organismo e diminuem, por exemplo, a ansiedade.
Convivemos com a rigidez muscular e com as dores causadas por esta rigidez; com o respirar incorreto, com a verbalização sem pausa ou monossilábica, com uma nesga de prazer de viver. A meta da vida é o prazer em seu sentido mais amplo e não a dor. A dor sinaliza que algo não vai bem e precisa ser alterado.
A partir do momento em que o indivíduo sai do padrão a que se acostumou, percebendo que este influenciava sua disposição, sua energia para aplicação no seu trabalho, sua concentração e seu estado de espírito; passa a desfrutar de uma nova ordem postural, muscular, energética, emocional e adquire um novo encantamento pela vida, reconhecendo-se totalmente.
A técnica é uma viagem de autodescoberta, de modificação e de reeducação pelo qual o corpo se liberta, a mente desanuvia e as emoções se equilibram. Pode ser aplicada em qualquer época do ano, contribuindo para que haja Sol em nosso interior, alegria e ânimo.
São utilizados óleos essenciais com fins específicos, como: Lavanda, capim-limão, bergamota e camomila ou cremes com extratos vegetais e ativos apropriados. Cada caso é particular e avaliado com critério para que os resultados sejam positivos.
Benefícios da massagem bioenergética:
-Estimulo da circulação;
-Relaxamento;
-Consciência do respirar;
- Consciência corporal
-Diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade;
-Diminuição de dores de cabeça e enxaqueca;
-Alívio de dores físicas;
-Melhora das funções intestinais em casos de prisão de ventre;
-Melhora da autoestima;
-Ativação do fluxo energético;
-Auxilio em casos de insônia.
[1]Lowen, quando trabalhava com Reich, uma vez disse ao seu mestre que tinha uma definição para a felicidade. Reich ergueu as sobrancelhas, olhou para ele zombeteiramente e perguntou qual era. Lowen respondeu: “A felicidade é a consciência do crescimento”. As sobrancelhas do mestre baixaram ao responder: “Nada mal”.
Magda Lucy R. B. Costa é jornalista, pós-graduada em Estética, esteticista e terapeuta integrativa.
[1] Trecho do livro Bioenergética - Alexander Lowen, Summus Editorial.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Magda Lucy Ribeiro Botelho da Costa
Magda Lucy Ribeiro Botelho da Costa é pós-graduada em Estética. Há mais de 10 anos trabalha na área, atuando também com terapias complementares. Foi palestrante no 6º Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia- em Setembro de 2011. Tema "O mundo midiático no mundo da beleza: Como as esteticistas adquirem seus produtos cosméticos".
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93