Acupuntura no Tratamento de Lesões Esportivas

Tratamento de lesão por Acupuntura
Tratamento de lesão por Acupuntura

Medicina Alternativa

22/04/2014

Atualmente as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da atividade física para manter a saúde do corpo e da mente. Porém, o aumento da prática de atividade física também provoca um aumento considerável nas incidências de lesões, que podem ocorrer por falta de preparação física e orientação.



A lesão é resultado de qualquer sobrecarga que ultrapasse a tolerância máxima do tecido. Essa sobrecarga pode ocorrer de uma única vez como contusões, entorses, traumas e rupturas (lesões agudas) ou pelo exercício repetido correspondendo ao uso excessivo, mais conhecido como LER (lesão por esforço repetitivo) onde estão inseridas as bursites, tendinites (ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé).



Todas as pessoas estão sujeitas a lesões durante as atividades físicas, mas esse número é maior entre os atletas, sejam eles profissionais ou amadores. Cada vez mais pesquisa-se sobre fatores que interferem no rendimento de atletas. Para alcançar esta melhora de rendimento, o bem-estar físico e psíquico é importante, não somente para melhorar o desempenho durante uma competição, mas também para evitar consequências importantes como alterações no sistema imunológico, alterações comportamentais, fadiga precoce e predisposição a lesões ao longo da vida.



Pesquisas realizadas em diversas modalidades esportivas tais como tênis, futebol, ginástica artística, capoeira, balé, judô e jiu-jitsu, constataram que o desempenho dos atletas fica comprometido pela presença da dor.


A acupuntura melhora a circulação sanguínea do tecido lesionado, levando ao relaxamento muscular e redução da dor. A acupuntura tem também ação anti-inflamatória, analgésica, promove a diminuição de edemas, abrevia o tempo de recuperação em lesões musculares e articulares, libera as tensões musculares, melhora o tônus e a elasticidade muscular. Além desses benefícios podemos citar a diminuição do estresse e ansiedade e a melhora do sono, que auxiliam no equilíbrio físico e mental.


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, durante a prática de atividades físicas ocorre a circulação da energia Qi nos meridianos, que são canais de energia onde estão localizados a maior parte dos pontos de acupuntura. Porém se essa atividade for em excesso, o fluxo energético pode estagnar nas regiões onde a exigência física for maior. Nesse caso, seria uma situação onde a desarmonia ocorre de dentro para fora, ou seja, o fluxo energético não conseguiu se restabelecer após uma sobrecarga de energia em determinado músculo ou articulação.


Com a acupuntura conseguimos restabelecer o livre fluxo energético nos meridianos, tratando não somente a lesão, mas buscando o equilíbrio energético dos órgãos internos, o que leva a melhora tanto dos sintomas físicos quanto do aspecto emocional e mental dos atletas, que geralmente também são afetados nessas situações. Além do tratamento de lesões já existentes, a acupuntura também atua na prevenção de lesões futuras, pois, em conjunto com uma alimentação balanceada, bom preparo físico e alongamentos, ajudam a manter o organismo sempre saudável.

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Héleni Cristiane Medina Mettifogo

por Héleni Cristiane Medina Mettifogo

Graduação em Biomedicina na UNIGRAN (2007) Especialização em Acupuntura pela ABA (2008) Curso de Acupuntura Estética pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura (2008) Curso de Ciência Tradicional Chinesa com Prática em Shiatsu (2009) Estudou no International Acupuncture Training Center - Beijing, China e Beijing International Medical QiGong - Taoist Medical BaGua QiGong Médico (2011)

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93