Muitas pessoas não valorizam as plantas medicinais.
Medicina Alternativa
23/04/2015
O Brasil é um dos países que dispõe da mais ampla e diversificada fauna e flora, possui milhares de plantas medicinais. Grande parte foi descoberta pelos índios e, também, por estrangeiros que vieram visitar ou morar no país e que trouxeram de seus locais de origem e culturas, conhecimentos sobre as mesmas.
Muitas pessoas não valorizam as plantas medicinais por considerarem que são consumidas apenas por gente simples ou ignorante. No entanto, essa falsa visão está começando a mudar com rapidez, por diversas razões. Uma das mais importantes é que os cientistas já atestaram que muitas plantas utilizadas por raizeiros, curandeiros e por outras pessoas, realmente resolvem vários problemas de saúde.
Muitos daqueles preconceituosos, que não valorizavam a sabedoria popular, perceberam que este saber é digno de respeito e valorização, pois, do ponto de vista da funcionalidade, apresenta bons resultados, resolve problemas e ainda pode orientar a ciência na busca de explicações e novos conhecimentos.
Concomitantemente, verificou-se que os remédios naturais quase sempre causam menos efeitos colaterais nas pessoas. Ou seja, as plantas não só curam como não costumam fazer mal a quem as utiliza (o que nem sempre acontece com os remédios comuns). Como vantagem adicional, os medicamentos à base de plantas são em geral mais baratos do que os produzidos industrialmente. Por todos esses fatores e pelo fato de poderem ser facilmente encontradas em feiras, farmácias ou mesmo cultivadas no quintal de casa ou até em vasos, muitos continuam a usar as plantas medicinais para se defender das doenças.
Deve-se lembrar, ainda, que atualmente muitas pessoas, que vivem nas cidades grandes e estão sempre às voltas com problemas de poluição, barulho, descanso de menos e excesso de trabalho, valorizam cada vez mais, tudo aquilo que é mais natural. E assim, têm procurado contrabalançar os malefícios e os excessos da vida moderna, adotando uma alimentação mais saudável e modos mais naturais para cuidar do corpo e da saúde, o que provocou o aumento da demanda pelas plantas medicinais.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93